“Caixa cheia”: requerentes não conseguem enviar e-mail para entrar na fila para cidadania italiana, no Consulado em São Paulo.
Canal criado em março deste ano para dar agilidade ao cadastramento, o e-mail reservado para os que desejam entrar na fila para requerer a cidadania italiana não funciona.
Usuários tentam há semanas se cadastrarem no Consulado Geral da Itália em São Paulo, mas recebem como resposta a mensagem de “caixa cheia“.
Outros setores do consulado também apresentam problemas no atendimento por e-mail.
Procurado pela nossa reportagem, o consulado não respondeu.
Desde o dia 13 de março, o órgão mantém um aviso em seu site dizendo que, em época de pandemia, adotaria o trabalho à distância, “para tutelar a saúde dos funcionários” e “garantir o funcionamento do Consulado Geral“, diz a nota.
Antes, para ingressar na fila de espera, era preciso enviar o requerimento por correio – o chamado A.R.
Estar na fila da cidadania do Consulado Italiano é um dos requisitos para dar início no processo judicial, em Roma, e fugir da longa espera – em São Paulo, o prazo para ser convocado é de aproximadamente 12 anos.
- O drama de brasileiros que não conseguem voltar da Itália
- Cidadania: consulado italiano em SP convoca 17 mil agendados
- Consulado facilita inscrição para fila da cidadania italiana
- Consulado Italiano de SP abre convocação para processo de cidadania italiana
- Consulado de Porto Alegre convoca agendados para cidadania italiana