Reativação no dia 9 de novembro terá regras para evitar disseminação de vírus
A partir do dia 9 de novembro, a rede consular italiana no Brasil iniciará a reativação parcial e gradual dos serviços presenciais que haviam sido paralisados devido à pandemia do coronavírus Sars-CoV-2. Serviços processo de cidadania italiana e emissão de passaporte serão retomados.
Por meio de um comunicado, a Embaixada em Brasília informou que cada consulado disciplinará a reativação dos atendimentos na medida em que seja compatível com a “prioridade de tutela da saúde dos trabalhadores e do público”.
Segundo a nota, a retomada dos serviços presenciais será feita com “a mais rigorosa aplicação de todas as medidas de combate à disseminação da epidemia de Covid-19”.
Consulado italiano de SP
O consulado italiano de São Paulo, que atende a maior parte dos italianos residentes no Brasil, receberá apenas pessoas com hora marcada, que será comunicada no momento do agendamento.
O protocolo de atendimento presencial incluirá medição da temperatura corporal, manutenção de distância de segurança e uso obrigatório de máscara. As atividades ligadas à emissão de vistos continuam suspensas, já que a Itália veta atualmente a entrada de viajantes provenientes do Brasil, enquanto os outros serviços deverão ser agendados pelos canais usados antes da pandemia.
O agendamento do serviço de passaportes no consulado em São Paulo será reativado em 29 de outubro, por meio do número de WhatsApp (11) 98882-6640, e a sede consular também retomará as convocações de requerentes de cidadania italiana.
Para os serviços restantes, é possível agendar escrevendo para o setor competente. (Ansa)
LEIA TAMBÉM