Siga o Italianismo

Olá, o que deseja procurar?

ItalianismoItalianismo

Cultura

Brasil recebe exposição sobre cachorrinha italiana Pimpa

Personagem infantil será tema de mostra na Casa Fiat em BH

Personagem infantil será tema de mostra na Casa Fiat em BH
Personagem infantil será tema de mostra na Casa Fiat em BH | Foto: Divulgação.

A Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, abriu na última terça-feira (9) uma exposição interativa sobre a personagem infantil italiana “Pimpa”, uma cachorrinha com bolinhas vermelhas, orelhas compridas e língua de fora.

A mostra gratuita, que ficará em cartaz até o próximo dia 18 de agosto, ocorre em parceria da Casa Fiat de Cultura com o Consulado Geral da Itália em Belo Horizonte.

“Pimpa na Casa Fiat de Cultura” destaca a cachorrinha protagonista de várias aventuras – entre quadrinhos, livros e série de desenhos animados – em um percurso lúdico, no qual o público poderá interagir com diferentes ambientes para completar desafios e jogos.

Nascida em 1975, fruto da imaginação e técnica do renomado cartunista italiano Francesco Tullio-Altan, Pimpa é símbolo da descoberta, da imaginação e da liberdade.

Na mostra, ela evoca memórias afetivas e compartilha curiosidades sobre a arte, a cultura e os valores de seu país de origem.

Além disso, o visitante é convidado a aprender sobre pratos típicos italianos e agricultura; a viajar pelo espaço; a procurar personagens fantásticos; encontrar pessoas famosas e a conhecer a excelência italiana.

 A exposição é composta por desenhos e textos, utilizando do recurso de quiz para estimular a observação e o aprendizado, uma sala de vídeos, e duas capivaras de pelúcia para dar boas-vindas aos visitantes, em uma referência aos animais deste tipo que vivem em lagoas na região de Belo Horizonte.

“A cultura italiana, tão próxima dos brasileiros, apresenta a natureza, a gastronomia, o design e o talento de seu povo como base para criar um modo de viver e pensar o ‘Made in Italy’ que nos desafia a encontrar essa mesma essência em tudo que fazemos”, afirmou o presidente da Casa Fiat de Cultura, Massimo Cavallo.

Para a cônsul-geral da Itália em Belo Horizonte, Nicoletta Gomiero, o sucesso de Pimpa com o público infantil, na Itália, é comparável a Turma da Mônica, no Brasil.

“O bom êxito de Pimpa no mercado italiano deu-se devido a tantos fatores, como a condução do cartunista Altan, que soube criar um personagem rodeado de seus amigos, dando voz às necessidades e sonhos das crianças, ao mesmo tempo que faz refletir nos adultos a beleza da inocência infantil”, concluiu ela. (ANSA)

Siga o Italianismo no Instagram

Deixa o seu comentário:

Destaques do editor

Destaque do Editor

A cidadania italiana pode abrir portas em diversas situações, como a facilidade em trabalhar e estudar no Exterior

Cotidiano

CNH brasileira volta a valer na Itália: novo acordo facilita vida de milhares pessoas

Cotidiano

Brasileiros residentes no país europeu há menos de seis anos podem solicitar habilitação italiana sem necessidade de novos exames

Esporte

O ítalo-brasileiro assumiu o cargo de técnico da Juventus, firmando um contrato de três temporadas, válido até meados de 2027.

Variedades

Agente de Registro Civil e intermediador são suspeitos

Turismo

Iniciativa é feita no aniversário dos 150 anos da imigração.

Cultura

Evento reúne o melhor da produção contemporânea do país europeu.

Economia

Dados registrados pela agência são do 1º trimestre de 2024

Variedades

Mostra e degustação contam história da iguaria desde as origens.

Cultura

O Sequestro do Papa' chegará aos cinemas do Brasil em 18/7

Notícias

Sace apontou potencial no país latino para empresas italianas

Economia

Meloni enviou mensagem para assembleia de associação de seguros.