Quais são os supermercados preferidos dos italianos? Com a palavra, aAltroconsumo, organização independente de consumidores, que realizou uma pesquisa sobre o assunto envolvendo 9.799 entrevistados.
O ranking feito junho de 2021 permite ver quais são os supermercados mais populares do Bel Paese, analisando em paralelo as preferências de compra.
Do supermercado de confiança aos inevitáveis produtos no carrinho. O gasto, alimentar e não alimentar, é um dos itens que pesa muito no bolso das famílias italianas.
Ela gastam em média 209 euros por mês (cerca de R$ 1.330) para comprar pão, massas (cujos preços aumentaram 40% em 2021), carnes, legumes, frutas e produtos de higiene pessoal e doméstica.
Mas como os italianos escolhem os supermercados ou lojas? Como se comportam entre os corredores e quais são os produtos mais comprados?
Quatro categorias de lojas foram analisadas: hipermercados e supermercados, redes locais, lojas de desconto e lojas online.
Quanto ao primeiro tipo, o Esselunga vence com 81 pontos, seguido do Ipercoop/Coop&Coop com 80 pontos, enquanto o Coop ocupa o terceiro lugar com 78 pontos.
“Falando em marcas locais a romana Pewex conquistou o pódio, em pé de igualdade com a Cadoro, uma marca do Vêneto, que se destaca sobretudo pela qualidade dos produtos adquiridos”, explica a Altroconsumo.
Se você olhar para os mercados de descontos, no topo encontramos Aldi, Eurospin e Prix. A Altroconsumo também analisou as lojas online preferidas pelos italianos, embora sejam menos populares que as lojas físicas. “Na liderança encontramos a Iperal, que se destaca pela disponibilidade dos produtos, Unes (U!/U2) e Alì”, acrescenta a organização.
Como escolher o supermercado ou a loja de confiança
A Altroconsumo também procurou entender quais são os critérios na escolha do mercado de confiança e também quais são os hábitos de compra que os afetam. A praticidade vence.
Para 35% dos entrevistados, a facilidade de chegar tanto de carro, usado por 81% dos entrevistados para fazer compras, quanto a pé (14%) pesa muito. Outro elemento de grande importância é o preço, principal critério para 21% dos entrevistados.
Produtos mais comprados
Quanto às compras em supermercados, o Altroconsumo analisou também quais itens são mais comprados.
Em primeiro lugar, encontramos os produtos lácteos (77% dos casos), seguidos de frutas e legumes (70%), produtos de limpeza doméstica (66%), produtos de higiene pessoal (61%) e carne (55%).
“No que diz respeito aos alimentos – lê-se no estudo – quem não os compra em loja prefere empresa especializada como a macelleria (açougue, em italiano) e a panetteria(padaria, em italiano) – 79% e 89% dos clientes, respectivamente”