Geladeiras inteligentes conquistam terreno fértil em Milão
Precisa comprar leite, farinha, frutas e ovos? Então desça até o solo e pega na geladeira. Essa é idéia criada pela startup italiana FrescoFrigo. Chamado de “supermercado de condomínio”, as geladeiras inteligentes conquistaram um terreno novo e fértil, em Milão, na Itália.
A instalação embrionária aconteceu em um condomínio em Cascina Merlata, um bairro milanês. Já são 11 ‘supermercados de condomínio‘ instalados pela cidade. A meta é chegar em 200 pontos em 2021.
São geladeiras inteligentes de grande porte, de um metro quadrado cada, colocadas nas áreas comuns de condomínio, escritórios e academias, e acessíveis todos os dias e a qualquer hora pelos consumidores. A instalação é gratuita.
Elas têm os mesmos preços do supermercado, diz a reportagem do jornal La Repubblica. E oferecem uma oferta contínua de produtos como ovos, vegetais, frutas frescas, carnes e pratos prontos. E são reabastecidas diariamente.
Em Cascina Merlata metade dos residentes (52%) já fez compras pelo menos uma vez, e quase todos os que experimentaram reutilizaram o serviço.
“O supermercado do condomínio é apreciado porque é capaz de oferecer às pessoas um verdadeiro supermercado embaixo da casa onde podem fazer compras com segurança e conforto”, explica Enrico Pandian, fundador da FrescoFrigo.
Enfim, um modelo não só comercial, mas também social, nasceu do encontro entre a startup e as realidades da cooperação.
Nos prédios onde foram instaladas as primeiras geladeiras inteligentes, a população é em sua maioria idosa.
Por conta dessa particularidade, os gestores do projeto oferecem apoio à compra, disponibilizando cartões de crédito pré-pagos para facilitar a vida de quem não está familiarizado com smartphones e aplicativos.
Para os consumidores, bastará visualizar os produtos expostos, abrir a geladeira pelo aplicativo no celular ou nos cartões pré-pagos, escolher o que precisa e finalizar a compra.
O sistema detecta a escolha e cobra do cliente o custo dos produtos comprados.
LEIA TAMBÉM
Itália abre “supermercado do futuro”, com realidade aumentada