Siga o Italianismo

Olá, o que deseja procurar?

Economia

Itália abre “supermercado do futuro”, com realidade aumentada

Grupo Coop, em parceria com empresas de tecnologia, criou um novo conceito de mercado

Se depender da Microsoft e dos italianos, os supermercados feios que conhecemos estão com os dias contados.

O futuro é brilhante, exatamente como na série mais terrível dos últimos tempos. A maior rede de supermercados da Itália, a Coop Italia, acaba de abrir uma filial com realidade aumentada – a primeira desse tipo no mundo. Lá, quando você olha para uma pilha de maçãs, por exemplo, uma tela mostra automaticamente todas as informações que você precisa saber: desde preço e data de validade até informações nutricionais e dicas de como guardar o produto.

Ao contrário dos episódios mais medonhos de Black Mirror, você não vai precisar colocar implantes dentro dos olhos (como quer o Google) ou no cérebro para fazer compras no supermercado do futuro: a filial da Coop funciona apenas com sensores de movimento, que acendem painéis com as informações quando você passa em frente a eles. Ou seja: também não precisa de nenhum óculos especial, só do seu corpo.

O supermercado em realidade aumentada fica em Milão, na Itália, e foi criado por Carlo Ratti, professor do MIT. No ano passado, Ratti expôs um protótipo do estabelecimento futurista na Milan World Expo, uma feira de tecnologia e inovações relacionadas à alimentação. De longe, o mercado high tech foi um dos estandes mais populares do evento. Agora, em parceria com a Coop Italia, ele e seus colegas do MIT conseguiram abrir o primeiro supermercado em realidade virtual do mundo.

Ao todo, são 6 mil produtos diferentes, organizados em um espaço de 10 mil m². Pendurado sobre cada prateleira, há um painel que, ao ser ativado por um dos sensores, dá informações sobre os produtos: os possíveis alergênicos, informações nutricionais, dicas para a conservação, preço e por aí vai. Ah, e os painéis funcionam com energia solar, então, ponto para o planeta também.

Por enquanto, o supermercado em realidade virtual é apenas um teste, para ver como os consumidores vão reagir à tecnologia. Se tudo der certo, a ideia é que todas as filiais da Coop adotem os paineis – o que significa que a Itália inteira pode estar equipada com mercados inteligentes em breve. Claro que até a coisa chegar aqui no Brasil, 2016 já vai ter acabado (e a gente provavelmente vai estar reclamando de outro ano).

id216072

Por Helô D’Angelo, Super Interessante 

 

Deixa o seu comentário:
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais artigos para você

Comer e beber

Itália sem gastar uma fortuna: 7 dicas para economizar nas suas refeições.

Tecnologia

Dispositivos não poderão ser usados nem para fins educacionais.

Tecnologia

Ferramenta pode responder perguntas sobre vida e obra do poeta.

Variedades

Fispal é voltada para tecnologias em processos e embalagens.

Tecnologia

Dona do Facebook terá que pagar 3,5 milhões de euros.

Tecnologia

Inventor foi responsável por iluminar o Cristo Redentor.

Variedades

Mario Parlato afirmou que ficou feliz com a aquisição.

Tecnologia

Normas vão complementar legislação europeia em via de aprovação.

Economia

Os supermercados mais econômicos na Itália em 2023: Quem oferece as melhores opções de compras?

Una buona notizia!

Na Itália nasce um supermercado solidário para atender famílias carentes que têm dificuldades em fazer compras.

Cotidiano

Pesquisa feita pela Altroconsumo ouviu cerca de 10 mil consumidores em toda a Itália

Comer e beber

Quais são os melhores supermercados para os italianos? O ranking: Esselunga e redes locais na liderança