Siga o Italianismo

Olá, o que deseja procurar?

ItalianismoItalianismo

Economia

Itália abre “supermercado do futuro”, com realidade aumentada

Grupo Coop, em parceria com empresas de tecnologia, criou um novo conceito de mercado

Se depender da Microsoft e dos italianos, os supermercados feios que conhecemos estão com os dias contados.

O futuro é brilhante, exatamente como na série mais terrível dos últimos tempos. A maior rede de supermercados da Itália, a Coop Italia, acaba de abrir uma filial com realidade aumentada – a primeira desse tipo no mundo. Lá, quando você olha para uma pilha de maçãs, por exemplo, uma tela mostra automaticamente todas as informações que você precisa saber: desde preço e data de validade até informações nutricionais e dicas de como guardar o produto.

Ao contrário dos episódios mais medonhos de Black Mirror, você não vai precisar colocar implantes dentro dos olhos (como quer o Google) ou no cérebro para fazer compras no supermercado do futuro: a filial da Coop funciona apenas com sensores de movimento, que acendem painéis com as informações quando você passa em frente a eles. Ou seja: também não precisa de nenhum óculos especial, só do seu corpo.

O supermercado em realidade aumentada fica em Milão, na Itália, e foi criado por Carlo Ratti, professor do MIT. No ano passado, Ratti expôs um protótipo do estabelecimento futurista na Milan World Expo, uma feira de tecnologia e inovações relacionadas à alimentação. De longe, o mercado high tech foi um dos estandes mais populares do evento. Agora, em parceria com a Coop Italia, ele e seus colegas do MIT conseguiram abrir o primeiro supermercado em realidade virtual do mundo.

Ao todo, são 6 mil produtos diferentes, organizados em um espaço de 10 mil m². Pendurado sobre cada prateleira, há um painel que, ao ser ativado por um dos sensores, dá informações sobre os produtos: os possíveis alergênicos, informações nutricionais, dicas para a conservação, preço e por aí vai. Ah, e os painéis funcionam com energia solar, então, ponto para o planeta também.

Por enquanto, o supermercado em realidade virtual é apenas um teste, para ver como os consumidores vão reagir à tecnologia. Se tudo der certo, a ideia é que todas as filiais da Coop adotem os paineis – o que significa que a Itália inteira pode estar equipada com mercados inteligentes em breve. Claro que até a coisa chegar aqui no Brasil, 2016 já vai ter acabado (e a gente provavelmente vai estar reclamando de outro ano).

id216072

Por Helô D’Angelo, Super Interessante 

 

Siga o Italianismo no Instagram

Deixa o seu comentário:
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques do editor

Cidadania Italiana

Congresso terá presença de figuras relevantes do judiciário italiano, do Ministério do Interior e da Procuradoria Geral do Estado

Cidadania Italiana

Especialistas se reúnem em Padova para discutir os desafios e implicações da cidadania italiana para descendentes.

Cotidiano

Enel mancha a reputação italiana no Brasil devido a constantes falhas no fornecimento de energia em São Paulo

Economia

Tesla explora potencial da fabricação de veículos elétricos na Itália: Caminhões e vans na pauta, dizem jornais

Cidadania Italiana

A cidadania italiana de Giovanna Ewbank: uma narrativa de rápido sucesso ou marketing disfarçado?

Viagem e Turismo

Prefeito também justificou nova taxa de acesso à cidade.

Arte & Cultura

Cônsul Caruso destacou que 'criar valor está no DNA da cidade'

Arte & Cultura

Público terá acesso a relíquias da cultura Daunia

Turismo

Região recebeu um investimento significativo em infraestrutura, totalizando 3,5 milhões de euros.

Arte & Cultura

A música desempenha um papel fundamental na preservação das identidades culturais e dialetos na Itália

Notícias

Cúpula será realizada em Capri entre 17 e 19 de abril

Economia

Romenos, chineses e marroquinos lideram a estatística.