A Italia Transporto Aereo (ITA), sucessora da Alitalia abriu a venda de bilhetes a partir desta quinta (26/08). Mas a empresa só estreará suas rotas, de fato, a partir de 15 de outubro.
A nova companhia entrará em operação também como estatal. A Alitalia opera, desde 2017, sob intervenção federal.
Sem aquela intervenção, de acordo com o Governo da Itália, iria à falência. Então, teve autorização da União Europeia (UE).
A ITA, nova Alitalia, abriu venda de bilhetes, nesta quinta-feira (26), mas o sistema está instável.
A empresa deve voar para São Paulo a partir de março de 2022.
Apesar de não citada, a cidade do Rio de Janeiro também aparece no mecanismo de busca de passagens, mas sem qualquer informação de voos ou datas.
Em nota nesta quinta-feira, publicada em seu site, a empresa disse que “está finalizando o processo de certificação necessário para iniciar a venda de passagens o mais rápido possível” para países como o Brasil, Estados Unidos, Japão e Argentina.
De acordo com a notícia da agência ANSA, a ITA está autorizada a voar desde o dia 17/08. Essa permissão é da Entidade Nacional de Aviação Civil (Enac), correspondente à Anac, no Brasil.
Já a Alitalia interrompeu à meia-noite da quarta (25) a comercialização de bilhetes aéreos para voos após 15 de outubro.
A ITA, que vai iniciar sua trajetória com capital público, já fez uma oferta para comprar os ativos da Alitalia e participará de um leilão para ficar com a marca.
A nova empresa terá uma frota de 52 aviões, quantia que será aumentada para 78 em 2022 e 105 até o fim de 2025.
O plano industrial ainda prevê cerca de 2,8 mil funcionários na ITA, com o objetivo de chegar até 5,75 mil em 2025 – a atual Alitalia tem 10,5 mil empregados.
* Atualizada às 19h09, de 26/08/21