“Hundred Days” é um simulador de vinícola desenvolvido pelo estúdio Broken Arms Games, em Turim, no norte da Itália.
É o primeiro sistema de gestão que abraça plenamente a tradição, cultura e economia de fazer vinho na Itália: desde os eventos atmosféricos, ao pH do solo, passando pela gestão de barricas e o mercado internacional do vinho.
Equilibrar as dezenas de fatores que estão envolvidos na criação de um bom vinho leva tempo, conhecimento e um pouco de sorte. Como na vida real.
O Hundred Days (Cem dias, em tradução livre) é ambientado em uma antiga vinícola no Langhe, uma área montanhosa ao sul e leste do rio Tanaro, na província de Cuneo e na província de Asti, no Piemonte, terra dos famosos vinhos Barolo e Barbera.
Como jogar
A história começa em um escritório decadente cheio de cubículos, quando uma carta de um parente distante dá ao jogador um legado de mudança de vida.
O jogo agora se muda para uma pequena cidade no Langhe piemontês onde um vinhedo abandonado e uma pequena quantia de dinheiro esperam o sortudo herdeiro para começar sua aventura do vinho.
Hundred Days tem um formato muito acessível: no centro da tela há uma placa expansível composta de 9 quadrados (3×3) e na mão do jogador há uma variedade de cartas que podem ser jogadas para influenciar ou contrariar o que está acontecendo no campo de jogo.
Cada carta permanece jogada durante um determinado número de turnos antes de completar sua função. Um ano de jogo consiste em 20 jogadas, 5 por temporada.
O carta para fermentação, o processo de conversão de açúcar de uva em álcool, por exemplo, aparece em sua mão após ter completado o processo de prensagem (a extração do suco da uva).
A fermentação leva tempo para ser concluída, 2 ou 3 rodadas dependendo da variedade e do teor alcoólico do vinho que está sendo produzido.
Ao colocar a carta de fermentação no tabuleiro e esperar algumas rodadas, o jogador terá criado o seu primeiro Barbera.
Obviamente, há muito mais passos no caminho da uva até a garrafa, portanto, o equilíbrio do trabalho a ser feito com o tempo de descanso do vinho forma a base da estratégia do jogo.
Este mecanismo ajuda a manter as coisas simples sem forçar o jogador a entender completamente cada pequeno detalhe.
É uma solução elegante que funciona incrivelmente bem. O jogo tem uma abordagem leve e é projetado como uma experiência relaxante, com uma curva de aprendizagem incrivelmente suave, intuitivo e gratificante ao mesmo tempo.
Não há necessidade de conhecer o equilíbrio ideal entre o pH do solo e a quantidade ideal de açúcar da uva.
Para aqueles com uma paixão por detalhes, porém, todos os números brutos e análises simuladas estão disponíveis, basta navegar através dos menus.
O game game para aprender a fazer vinho está disponível nas plataformas Nintendo Switch, Microsoft Windows, Google Stadia e Mac OS.