O Microlino, veículo eléctrico desenvolvido por um fabricante de patinetes, vai finalmente chegar ao mercado, a partir de setembro.
O mini carro da Micro Mobility é uma versão elétrica do popular Isetta, que no Brasil ganhou o none de Romi Isetta, na década de 1950.
Após vários atrasos, a start-up finalmente lançou a versão de produção do carrinho de dois lugares. A estreia seria no Salão de Genebra (Suíça) de 2020. A feira, porém, foi cancelada.
O fabricante espera ter o subcompacto homologado até agosto de 2021, para a fabricação e as entregas começarem em setembro – todas as unidades serão fabricadas pelos italianos da CECOMP, em Turim.
Assim como o Isetta, o Microlino mantém a imensa porta frontal, que abre como se fosse uma porta de frigorífico, mas ao contrário da versão inicial, em que o volante também se deslocava acompanhando o abrir da porta.
Na mais recente versão do modelo, o volante está fixo ao chassi, certamente por motivos de segurança.
Com apenas espaço para dois e uma porta malas com 300 litros, o Microlino pesa cerca de 450 kg, monta motores com dois níveis de potência e duas capacidades de bateria, em que a mais generosa prevê 200 km entre recargas.
Além disso, o motor elétrico pode acelerar o microcarro a até 90 km/h.
Alusão ao Isetta
Acima de tudo, o desenho do Microlino faz alusão direta ao BMW Isetta. O carrinho original foi feito pela italiana Iso SpA. A produção foi de 1953 a 1961.
Em 1955, a fabricante brasileira de máquinas Romi recebeu licença da Iso para fazer o Isetta no País.
Inclusive, trata-se do primeiro veículo fabricado no Brasil. Até 1961, foram vendidas cerca de 3 mil unidades.