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Venda de massas alimentícias secas no Brasil cresce 20%

Pesquisa revela aumento de 20% na média de itens de massas alimentícias secas no carrinho.

Venda de massas alimentícias secas no Brasil cresce 20%
Venda de massas alimentícias secas no Brasil cresce 20% | Foto: Depositphotos

Estudo da Horus, marca do ecossistema Neogrid, revela que a categoria de massas alimentícias secas esteve presente em 8,3% das notas fiscais entre janeiro e setembro de 2023 no Brasil, com uma média de itens comprados 20% maior e ticket médio 23,6% superior ao mesmo período do ano passado.

Com o segmento apresentando preço médio 1,4% maior neste ano em relação ao mesmo período de 2022, as massas secas se mantiveram constantes no carrinho do consumidor, em 2023, a ruptura média do macarrão ficou em 10,6%, de acordo com a Neogrid, inferior, por exemplo, ao índice de ruptura média geral de setembro de 2023, de 13,9%.

A pesquisa da Horus confirma a relevância do macarrão como um item frequentemente presente nas compras maiores, típicas de abastecimento. 

“Quando se compara o desembolso do shopper nos carrinhos que contêm alguma massa seca, verifica-se que o ticket médio total da compra é 3,1 vezes maior do que a média”, destaca Luiza Zacharias, diretora de Novos Negócios da Horus.

A região Norte foi a que registrou o maior crescimento de consumo de massas alimentícias secas entre janeiro e setembro de 2023, na comparação com a mesma época no ano anterior, com um aumento significativo na incidência (3,2p.p.), ticket médio (33,1%) e média de itens (26,4%). 

Destaque para o Nordeste

Já no Nordeste, apesar da redução na incidência (-0,9p.p.), houve um incremento na média de itens (40%) e no ticket médio (45,6%). No centro-oeste, foi observada maior redução na incidência e maior aumento no preço médio ponderado do Brasil, subindo de R$ 3,50, em janeiro de 2022, para R$ 4,70, em setembro de 2023 – crescimento de 34,2%.

O Sul e o Sudeste, por sua vez, caminharam na direção oposta às demais regiões do país, apresentando os menores valores de ticket médio e média de itens adquiridos pelos shoppers em suas compras.

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