Desenvolvida nos anos 1980 por um italiano, técnica aumenta a produtividade e a habilidade no gerenciamento do seu tempo
Você sente que a sua vida profissional ou acadêmica não está rendendo o suficiente? As vezes, nós entramos em ciclos viciosos perigosos, aonde a nossa produtividade fica em baixa e todo o trabalho se acumula sem nunca chegar ao fim. Isso parece começar em uma dificuldade intrínseca de levar os afazeres até o fim.
O problema parece não ter solução, porém, na década de 1980 o italiano Francesco Cirillo resolveu desenvolver uma técnica que o ajudasse a produzir mais no inicio da sua vida acadêmica.
Ele começou fazendo o seguinte: começou a usar um timer em formato de tomate (pomodoro, em italiano) para tentar organizar o seu tempo. Em 1992, ele reuniu o resultado dos seus testes por anos e apresentou ao mundo, dando largada ao que viria a ser a “Tecnica del Pomodoro”.
A técnica pomodoro é muito simples: se você conseguir se concentrar 100% em algo por um espaço delimitado de tempo, conseguirá produzir o máximo possível. Ao dividir o nosso fluxo do tempo, aumentamos nossa agilidade e estimulamos o nosso cérebro, ou seja, ela nos torna mais eficiente. Você vai precisar de:
- Timer ou cronômetro para fazer contagem regressiva;
- Uma lista de tarefas;
- Lápis e borracha.
Para começar, faça uma lista de tarefas diárias e divida-as em blocos de 25 minutos cada uma. Agora, basta pegar seu cronometro e se dedicar 100% a cada tarefa dentro desse período de tempo. A cada vez que o timer apitar, e os 25 minutos acabar, tire cinco minutos para relaxar um pouco e esvaziar a mente. A cada quatro ciclos desse, tire uma pausa maior, de 30 minutos.
O objetivo maior da técnica pomodoro é aumentar a produtividade, e para isso, tenta abaixar a ansiedade, aumentando a concentração. Com ela, nós conseguimos nos organizar melhor, além de conseguirmos acompanhar os resultados que vão sendo anotados. Após alguns dias de uso da técnica, você vai conseguir notar:
- entender quanto tempo leva para realizar cada tipo de tarefa;
- entender o que te distrai recorrentemente;
- descobrir quais são as principais interrupções no seu trabalho.
A técnica funciona para os mais diversos afazeres: acadêmicos, profissionais, domésticos, entre outros.
Como anda o seu tempo?
Você conhece o seu ritmo de trabalho e quanto tempo gasta nele? É importante saber isso, para poder aproveita-lo melhor. Para ter uma conclusão, responda as seguintes questões:
- Você estuda e trabalha até ficar cansado ou faz intervalos com frequência?
- Antes de começar, você faz uma lista com as tarefas a serem desempenhadas ou tenta lembrar de cabeça?
- Você sabe quais são as principais causas de interrupção do seu trabalho?
- Estima o tempo que gastará com determinada atividade e depois consegue conferir se foi eficiente?
- Você trabalha bem na corrida contra o relógio?
Para evitar interrupções, vale a pena desligar o celular ou a internet as vezes, assim como evitar conversas paralelas ou qualquer outro tipo de distração que vai te atrapalhar a se concentrar.
Fonte: Na Prática