Associação de consumidores defende o fim da temporada de ofertas
Após as festas de Natal e Réveillon, o setor de comércio na Itália iniciou nesta terça-feira (2) os saldões de inverno de 2020.
A temporada de ofertas começou nas regiões de Sicília e Basilicata, no sul do país, e Vale de Aosta, no norte, e se estenderá para o restante do território italiano em 4 de janeiro.
A Confcommercio, associação que reúne os comerciantes do país, prevê um faturamento de 5 bilhões de euros com os descontos e uma despesa média de 324 euros por família, especialmente com roupas, calçados e acessórios.
Já associações de consumidores estão menos otimistas e temem efeitos negativos causados pela propensão das pessoas a guardar dinheiro e pela Black Friday, que absorve uma fatia cada vez maior das compras tradicionalmente feitas no início de janeiro.
“A Black Friday levou milhões de italianos a anteciparem compras que antes eram reservadas aos saldões de inverno. Apenas outlets e butiques de alta moda terão números positivos, mas serão principalmente os turistas estrangeiros que farão compras”, diz a Coordenação das Associações de Defesa dos Direitos do Consumidor (Codacons).
A entidade defende inclusive a extinção dos descontos de fim de temporada, os quais considera “inúteis e obsoletos”.
Por Agência Ansa