Os carros modernos estão ficando mais largos para proteger melhor os ocupantes em batidas laterais. E para os esportivos, ter uma bitola mais larga ajuda na estabilidade. A Ferrari Roma soma esses dois itens, totalizando em uma largura de 1,97 m.
Por outro lado, temos ruas de cidades antigas, que não foram criadas pensando em carros. Como é o caso dos centros históricos de várias cidades italianas. O dono de uma Ferrari Roma descobriu da pior maneira que seu grand tourer italiano é grande demais para ruas italianas apertadas.
Passando apertado
A parte mais larga da Ferrari Roma é a traseira, o que acentua as linhas do carro e também proporciona maior estabilidade. No vídeo publicado pelo canal SupercarNews vemos que o motorista só descobriu que o carro era grande demais para o espaço depois de ter passado a frente.
Um senhor fica andando de um lado para o outro conferindo se o carro consegue passar para auxiliar o motorista. Não ficamos sabendo se o esportivo chegou a arranhar nas paredes, o vídeo termina assim que o carro sai do sufoco.
Não se sabe exatamente o que aconteceu, mas parece que o motorista simplesmente pensou que sua Ferrari era mais estreita do que aquele beco.
Pelo menos uma vez já aconteceu com todo mundo: você está em uma rua estreita de alguma cidade histórica italiana, você pensa “sim, eu passo” e então, no final, o carro é largo demais mesmo com os retrovisores fechados.
Depois dessa fica fácil de entender porque o Fiat Panda é o carro mais vendido da Itália.
Um ditado diz: “na Itália temos supercarros, mas não as estradas certas”. Pelo menos nas cidades.