O Consulado da Itália em Belo Horizonte é o mais bem avaliado entre todas as agências consulares italianas no Brasil, segundo o Google My Business, uma ferramenta grátis de “pesquisa de satisfação” dos serviços prestados.
O consulado italiano em Minas Gerais soma 4 estrelas (o máximo é cinco). Por outro lado, Porto Alegre é a unidade consular com a pior avaliação: 2,7 estrelas. A mesma pontuação da Embaixada da Itália no Brasil, que tem a missão de avaliar a qualidade dos serviços dos seu comandados, e mais do que isso, dar exemplo de boa assistência aos italianos no Brasil.
Se estivessem atuando no meio corporativo, tanto a agência consular no Rio Grande do Sul quanto a embaixada seriam descartadas pelo cliente.
Segundo estudo revelado pela própria gigante americana, os clientes sequer seguem pesquisando por uma empresa se a avaliação dada em média por outros usuários for inferior a 3 estrelas.
Isso porque a nota atribuída à empresa é de acordo com a experiência pelo serviço contratado.
Em São Paulo, os usuários atribuíram 3,5 estrelas para o Consulado, que atende também os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre. A maior agência consular italiana no Brasil soma ainda 476 comentários no Google, a maioria reclamando da falta de atendimento.
Já em relação ao pequeno consulado em Recife, a nota é ainda mais baixa: 3,2. “Péssimo! Não respondem emails, não atendem o telefone, impossível obter uma simples informação! O cidadão italiano completamente desamparado!! Vergognoso!! (sic)“, escreveu Taissa Grisi. O comentário feito há 10 meses vem acompanhado de uma estrela. O consulado nunca respondeu.
Clientes e usuários, na maioria dos casos, “dão um Google” antes de fazer novos negócios e buscar por um serviço. Antes de se dirigir ao Consulado Italiano no Rio, os italianos já preveem o que vão encontrar: o órgão tem 3 estrelas.
Via de regra, os usuários atribuem nota à empresa de acordo com a experiência que tiveram anteriormente. É o que acontece com o Consulado da Itália em Curitiba, que está abaixo das três estrelinhas: 2,9.
Porto Alegre é o consulado com a menor média: 2,7. Há duas semanas, o usuário Andre S. publicou: “Atendimento confuso e mal educado. Não respondem email, não aceitam réplicas. Minha filha solicitou passaporte com tempo hábil e pelo jeito vai obtê-lo alguns anos após viajar. Isto depois de um processo de cidadania que levou uma década. Parece estar faltando gerenciamento e algumas lições de como lidar com o público. Por que os funcionários se mostram tão mal humorados?”.
O consulado conta com 185 feedbacks deixados pelos clientes, quase todos com reclamações sobre os serviços.
Por fim, com também 2,7 estrelas de média, a Embaixada da Itália em Brasília, a principal representação diplomática italiana no Brasil, sofre com a baixa pontuação herdada de outra administrações.
Os últimos comentários mostram que a qualidade no atendimento parece estar mudando. “Depois que renovaram a equipe, o atendimento passou a ser muito bom. São educados e solícitos, da portaria aos funcionários internos. Gostei muito”, escreveu Allan Zaparoli, três semanas atrás.
Bom para todos.
Na América do Sul
Segundo o Google My Business, os usuários atribuíram uma média de 4,5 estrelas para a Embaixada da Itália em Assunção, no Paraguai, a mais alta de todas. Na Argentina, a média é de 4 estrelas. Já em Bogotá (Colombia) e Montevidéu (Uruguai) a média é de 3,7 e 3,6, respectivamente.
A surpresa fica para a precária Venezuela. Lá, os ítalo-descendentes recebem um bom serviço da unidade consular: a média dada é de 3,9 estrelas.