A primavera se aproxima e com ela a temporada de gelato na Itália. Especialidade preferida durante o verão, apresenta todos os anos novos e antigos sabores destinados a popularizar-se ou a “derreter-se” na época do verão.
O observatório HostMilano, mostra de hospitalidade profissional da Feira de Milão (ou Fiera di Milan), marcada para este ano, de 22 a 26 de outubro, fez um levantamento sobre as novas tendências emergentes no mercado do setor de gelatos.
As novas tendências apontam para os sorvetes com leite substituídos por bebidas à base de coco, amêndoa e aveia, ou com um ciclo de produção sustentável, ético e transparente. Aqui estão os novos sabores de 2021.
Gelato italiano: os novos sabores e tendências de 2021
A tradição é um trunfo, mas junto com os sabores tradicionais, o setor de sorvetes oferece experimentação e combinações ousadas: basta pensar que o primeiro gelato na Itália totalmente impresso em 3D foi feito em um laboratório em Lodi.
A HostMilano identificou 5 novas tendências para sorvetes em 2021.
Vamos começar com a “Free Form“: o leite, tradicionalmente o principal ingrediente na produção de sorvetes, é substituído por bebidas à base de coco, aveia ou amêndoa.
“Ah la barrique!” é a segunda tendência de sorvetes de 2021: inclui gelato feito com todos aqueles produtos ligados ao mundo do vinho e dos queijos, além de edições limitadas com sabores, cores ou combinações ousadas que diferem da tradição.
Com “Love is in the air“, depois da água, o ar também passa a ser um ingrediente fundamental. Para 2021, de fato, são esperados sorvetes leves, graças ao ar injetado ou batido.
A consistência passa a fazer parte integrante do produto: o ar contribui para a criação de especialidades sugestivas que se tornam um prazer para os olhos e também para as papilas gustativas.
“Green e solidali”: os sorvetes deste ano devem ser produzidos estritamente em nome da sustentabilidade, com processos de produção éticos e transparentes, tanto em matéria-prima quanto em embalagens.
A quinta tendência de 2021 é a “Limited Edition“: o gelato foca em sabores, cores e combinações disponíveis por um período limitado de tempo, para uma estratégia de marketing vencedora.
As previsões de novos sabores, além das de excelências gastronômicas italianas, colocam a grande família dos superalimentos renovados pelos probióticos e fermentados no topo da lista, com toques de originalidade como gotas de menta, banana torrada, baunilha, lavanda mel, aveia, xarope de bordo e canela.
A natureza desempenha um papel fundamental nos novos sabores de sorvete, com produtos que vão da cenoura ao improvável ruibarbo, passando por espinafre, agulhas de pinheiro, ervas silvestres, urtiga, endro e flor peônia.
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