Se sua família emigrou da Itália para o Brasil, é muito provável que ela tenha desembarcado em um dos navios de La Veloce Navigazione Italiana. A empresa tinha, em 1884, uma frota com 83 embarcações.
A Veloce começou como uma linha de navios a vapor de duas chaminés (e construída quase inteiramente de madeira), criados por Giovanni Lavarello. Era conhecida como “Società Giovanni Battista Lavarello & Co” e fez viagens entre a Itália e a América do Sul.
Quando Giovanni se juntou ao irmão em 1884, nasceu a La Veloce, com um frota de navios a vapor velozes e modernos, que alcançavam 16 nós de velocidade – daí o nome.
Acredita-se que o La Veloce teria transportado cerca de 30 milhões de pessoas em quase 50 anos. Mas não era somente pessoas que a frota transportava: a empresa trazia correspondências e encomendas para a América do Sul. Atuando como um correio, aLa Veloce tinha seu próprio carimbo.
A partir de 1889, os bancos alemães começaram a adquirir ações da empresa e, em 1899, já tinham participação majoritária. A empresa dos fundadores originais (Fratelli Lavarello) foi adquirida juntamente com sua frota em 1891.
Por volta de 1900, os bancos italianos e a Navigazione Generale Italiana (NGI) compraram ações dos alemães e, em 1901, a empresa passou a ser efetivamente controlada por eles.
Em 1892, 43 mil emigrantes italianos haviam partido para a América do Norte, enquanto em 1901 o total aumentou para 125 mil. A La Veloce iniciou um serviço de Gênova e Nápoles para Nova York (a primeira partida foi em 15 de março de 1901, com o navio Duchessa di Genova ).
O Savoia era o navio a vapor de destaque da Companhia. E com o apoio de três novas aquisições (Italia, Argentina e Brasile ) todos os quatro permaneceram a serviço da América do Sul até 1912 (o quinto grande navio, o Venezuela, foi destruído após encalhar perto do porto de Marselha).
Solidariedade
Em dezembro de 1908, a cidade de Messina, na Sicília, sofreu um violento terremoto, que matou milhares de pessoas e deixou quase todos os sobreviventes desabrigados.
A La Veloce colocou três navios à disposição das autoridades: Nord America, Savoia e Citta di Napoli, para servir como bases de emergência, acomodando milhares de refugiados.
Os três navios foram enviados a Messina como navios de acomodação para sobreviventes do terremoto. O Nord America foi posteriormente utilizado como navio cargueiro e, em 5 de dezembro de 1910, na viagem de volta de Buenos Aires com uma carga de cavalos, encalhou na costa de Marrocos (então foi reflutuado e rebocado para Gênova, levado para a amarração por um tempo e desfeito).
Em 13 de junho de 1910, com a aprovação da lei dos acordos marítimos, foi criada a Sociedade Nacional de Serviços Marítimos (Società Nazionale dei Servizi Marittimi ), à qual o NGI cedeu grande parte de sua frota, deixando de administrar a rede de rotas subsidiadas no Mediterrâneo. Este setor de tráfego foi deixado inteiramente para a SNSM, concentrando seus interesses nas rotas para as Américas e mantendo apenas 19 navios em linha.
O nome oficial passou a ser La Veloce Navigazione Italiana a Vapore, que foi adquirida pelo NGI em 1924 e liquidada como uma empresa separada.
Lista de rotas de acordo com o ano:
- 1883 – 1924: Gênova / Nápoles / Palermo – Las Palmas – América do Sul
- 1901 – 1922: Gênova / Nápoles / Palermo–- Nova York / Filadélfia
Alguns serviços para Nova Orleans e América Central.
Lista de naviosLa Veloce Navigazione Italiana a Vapore
- America – 1909 – foi vendido para a Navigazione Generale Italiana em 1912.
- Argentina – 1905 –renomeado Brasile em 1913, vendido para a Italia Line em 1914.
- Bolonha – 1905 – comprado da Navigazione Generale Italiana em 1913, adquirido pelo NGI em 1924, sucateado em 1928.
- Brasile (1) – 1905 – vendido para a French Line em 1912 e renomeado Venezuela.
- Brasile (2) – Ver Argentina.
- Calabria – 1876 – Ex- Princess Royal, compradoa de Langland & Sons Glasgow, em 1901, renomeado Calabria, vendido para NGI em 1905.
- Centro America – 1897 – vendido para Navigazione Generale Italiana em 1908, renomeado Solunto.
- Citta di Genova (1) – Ver Matteo Bruzzi.
- Citta di Genova (2) – 1889 – comprado de F.Lavarello em 1891, vendido à Soc. Generale de Transports Maritimes em 1898, virou Marselha e renomeado Savoie.
- Citta di Milano –1897 – foi vendido para a Sitmar Line em 1914, rebatizado para Albânia.
- Citta di Napoli – Ver Vittoria (2)
- Citta di Reggio – 1888 – fretado de G. Bertollo em 1905, Gênova, para 2 viagens.
- Citta di Torino – 1898 – foi vendido para a Sitmar Line em 1914, e renomeado Constantinopoli.
- Dalmazia – 1920 – Lançado como War Picture, concluído como Dalmazia, vendido para Parodi, Gênova, em 1925.
- Duca di Galliera – 1883 – Ex-Oaxaca ,foi adquirido da Cia Trasatlântica Mexicana em 1887 e renomeado para Duca di Galliera. Foi sucateado em 1906.
- Duca di Genova – 1907 – comprado da Navigazione Generale Italiana em 1912, revertido para NGI em 1914, torpedeado e afundado pelo U.64 na costa francesa em 1918.
- Duchessa di Genova – 1884 – Ex-México, comprado da Cia Transatlântica Mexicana em1887, renomeado para Duchessa di Genova, desmanchado em 1906.
- Etruria – 1893 – Ex-Halifax City, adquirido de Furness Withy em 1900, renomeado para Etruria, adquirido pela NGI em 1903.
- Europa (1) – 1872 – transferido de M.Bruzzo & Co em 1884, descartado em 1893.
- Europa (2) – 1907 – transferido para Navigazione Generale Italiana em 1922.
- Italia – 1905 – foi vendido para a Navigazione Generale Italiana em 1912.
- Las Palmas – 1886 – Ex- Giovanni Battista Lavarello, comprado de F. Lavarello em 1891, renomeado Las Palmas. Vendido para Navigazione Generale Italiana em 1905 e renomeado para Ionio.
- Liguria – 1901 – fretado da Navigazione Generale Italiana em 1909 para apenas 2 viagens.
- Lombardia – 1901 – fretado da Navigazione Generale Italiana 1909 para apenas 2 viagens.
- Matteo Bruzzi – 1882 – Ex-Golconde, adquirido da Cie. Fraissinet por M. Bruzzi em 1883 e renomeado Matteo Bruzzi em 1884, incorporado a La Veloce em 1899 e renomeado Citta di Genova, desmanchado em 1907.
- Montevideo – 1869 – Ex-Citta di Napoli, foi comprado de F. Lavarello em 1891 e rebatizado para Montevidéu, foi sucateado em 1899 após encalhar no Rio de la Plata, entre Argentina e Uruguai.
- Napoli – 1870 – Ex-Colombo, foi transferido de M.Bruzzo & Co em 1884 e rebatizado para Napoli, foi abandonado na costa brasileira em 1893 e naufragado.
- Nord America – 1882– Ex-Castelo Stirling, foi adquirido por M.Bruzzo da Thos.Skinner & Co (Londres) em 1883, renomeado Castelo Nord America Stirling. Foi transferido para La Veloce em 1888 e renomeado para Nord America. Em 1909 tornou-se apenas cargueiro. Em 1911 foi sucateado após encalhar no Marrocos.
- Oceania – 1909 – Em 1912 foi renomeado para Stampalia. Em 1915 virou um navio de tropas, em 1916 foi torpedeado e afundado pelo UB.47 no Mar Egeu.
- Piemonte – 1895– Ex-St. John City, foi adquirido de Furness Withy em 1899, e renomeado Piemonte. Em 1903 foi adquirido pela NGI.
- Rio de Janeiro – 1888 – Ex-Adelaide Lavarello, foi adquirido de F.Lavarello em 1891 e renomeado Rio de Janeiro. Foi vendido para Soc. Gen. de Transp. Mar, Marseilles, em 1899, e renomeado Alsace.
- Rosario – 1887 –Foi comprado de F.Lavarello em 1891, depois foi vendido para Cie. Mixte (Marselha) em 1898, passou a se chamar Djurjura.
- Savoia – 1897 – Em 1915 virou navio de tropas, em 1919 ficou em desuso, e em 1923 sucateado.
- Siena – 1905 – Em 1913 foi comprado da Navigazione Generale Italiana, em 1916 foi bombardeado e afundado pela U.35 no Golfo de Lyon; perda de 46 vidas.
- Stampalia – Ver Oceania.
- Sud America (1) – 1872 – Em 1884 foi transferido de M.Bruzzo & Co. Em 1888 foi afundado em colisão com a França s / s (SGTM) em Las Palmas; perda de 87 vidas.
- Sud America (2) – 1868 – Ex-Mentana, foi comprado de F. Lavarello em 1891. Em 1901 foi descartado.
- Umbria – 1901 – Em 1912 foi comprado da Navigazione Generale Italiana, em 1913 foi vendido para a Italia Line e renomeado San Paulo.
- Venezuela (1) – 1898 – Em 1908 foi vendido para a Navigazione Generale Italiana.
- Venezuela (2) – 1904 – Ex-Caserta, foi adquirido da Navigazione Generale Italiana renomeado Venezuela em 1923, e descartado em 1928.
- Vittoria (1) – 1883 – Ex-Tamaulipas, foi comprado da Cia Transatlântica Mexicana em 1887, renomeado Vittoria, em 1899 pegou fogo, ficou encalhado em Alicante, rebocado para a Itália e sucateado.
- Vittoria (2) – 1871 – Ex-Maasdam, em 1902 foi adquirido da Holland America Line, renomeado Vittoria, e em 1902 foi renomeado para Citta di Napoli, em 1910 foi descartado.
- Vittorio Veneto – 1918 – ex- War Joy, em 1919 foi adquirido de The Shipping Controller, Londres, renomeado Vittorio Veneto, e em 1924 foi adquirido por NGI.
- Washington – 1880 – Em 1905 e 1907 foi fretado da Navigazione Generale Italiana para duas viagens de ida e volta.
Com informações de Origine, Museu da Imigração do Estado de São Paulo e The ships list.