O Consulado Geral da Itália em São Paulo realizou, nesta terça-feira (16), uma reunião com representantes dos patronatos italianos que atuam na cidade. O encontro contou com a presença do cônsul geral Domenico Fornara e chefes dos departamentos de Anagrafe, Cidadania e Passaportes, e do deputado Fabio Porta.
Na pauta, estiveram as recentes alterações na lei de cidadania italiana e a apresentação do panorama das atividades dos setores de Passaportes e Registro Civil (Anagrafe) no segundo semestre deste ano.
Reivindicações da comunidade
Apesar do tom institucional, as manifestações dos usuários nas redes sociais do consulado evidenciam a insatisfação com a dificuldade de acesso a serviços básicos. As críticas se concentram, principalmente, no sistema de agendamento para o primeiro passaporte.
“Estou desde fevereiro tentando um agendamento”, escreveu uma cidadã italiana. Outro usuário relatou estar há nove meses sem conseguir vaga, apesar de seguir todas as orientações divulgadas pela comunidade. Casos de ansiedade e relatos sobre a atuação de atravessadores também foram destacados.

Uma das queixas recorrentes envolve o sistema de marcação online, que, segundo usuários, retorna à página inicial mesmo após a seleção de horários disponíveis. A situação levou a questionamentos sobre a eficiência do site e o suporte oferecido.
Também foram levantadas dúvidas sobre os critérios adotados para o cancelamento de agendamentos em casos em que o status do AIRE (registro de residentes no exterior) consta como “encaminhado ao município de competência”. Conforme a própria página do consulado, esse status permitiria o agendamento normalmente.

Expectativas por melhorias
Entre as mensagens, há apelos para que os temas discutidos na reunião com os patronatos resultem em ações concretas, com a ampliação do atendimento e revisão dos procedimentos para emissão do primeiro passaporte e tramitação dos processos de cidadania.
“Espero que consigam ajudar-nos para que possamos, como italianos, ter os documentos necessários para nossa vida civil italiana”, escreveu uma cidadã, pedindo agilidade nos serviços e mais atenção à realidade dos italianos que vivem no Brasil.
