Em uma nova tentativa de facilitar as viagens de trem entre fronteiras, a União Europeia (UE) está avançando com um plano para criar um sistema de bilhete único, permitindo que passageiros cruzem diferentes países europeus com apenas uma passagem.
Atualmente, viajar de trem entre nações europeias exige que os passageiros enfrentem várias plataformas de reservas e diferentes operadoras, o que acaba tornando o processo caro e confuso. Com isso, muitas vezes o transporte aéreo é a opção mais simples e conveniente.
Bilhete único para toda a viagem
Algumas plataformas, como Omio e RailEurope, já possibilitam reservas de trajetos internacionais de trem, mas ainda vendem bilhetes separadamente para cada trecho.
Sem a opção de um bilhete unificado, o passageiro não tem direitos garantidos se perder conexões e é obrigado a arcar com custos extras sozinho.
Em uma audiência no dia 5 de novembro, o comissário designado de Transportes da UE, Apostolos Tzitzikostas, afirmou que deseja mudar esse cenário.
“É inacreditável que não tenhamos isso em 2024,” declarou Tzitzikostas, destacando que o sistema simplificaria o agendamento de viagens de trem pela Europa.
A proposta é implementar esse sistema de reservas unificado até 2025, permitindo que passageiros adquiram um único bilhete para toda a viagem transfronteiriça.
Última tentativa não deu certo
A iniciativa de simplificar as viagens internacionais de trem já foi apresentada anteriormente. Em 2021, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, propôs um projeto que permitia ao passageiro reservar diferentes modais de transporte em um só local — trens, voos, ônibus e até patinetes elétricos.
Porém, o projeto enfrentou obstáculos com empresas de transporte e plataformas digitais, que temiam a perda de competitividade e as novas regulações.
Além disso, não se chegou a um consenso sobre quem assumiria a responsabilidade por atrasos ou conexões perdidas, o que também contribuiu para o fracasso do projeto.
Uma nova abordagem
A nova proposta da Comissão Europeia pretende seguir uma estratégia em etapas, reduzindo os riscos de conflitos entre as partes envolvidas. A previsão é que até o final de 2025 uma regulamentação para bilhetes de trem unificados seja apresentada.
Ao mesmo tempo, Tzitzikostas busca expandir os direitos dos passageiros e aprimorar o transporte multimodal, permitindo uma combinação mais fácil entre trens e voos.
Contudo, Tzitzikostas ainda não deu detalhes de como funcionará o sistema de bilhete único para a trans-Europa, nem especificou se as empresas de transporte serão obrigadas a compartilhar seus dados.
Iniciativas paralelas das empresas ferroviárias
Enquanto isso, as empresas ferroviárias europeias seguem com uma iniciativa própria, o Open Sales and Distribution Model (OSDM), que visa estabelecer um padrão unificado de reservas online para as 22 operadoras nacionais de ferrovias.
Diferente do plano original da UE, esse modelo permite que as empresas escolham com quem compartilharão seus dados, tornando a adesão voluntária.