O Consulado Geral da Itália em São Paulo passou por uma reforma que aumentou os espaços de atendimento ao público, mas que todos torcem é que a mudança se reflita não somente na beleza, mas também na agilidade dos serviços.
A reforma iniciou no final de 2019, como resultado da necessidade de aumentar os espaços para atendimento ao público, já que a oferta de passaportes cresceu de 17 mil para 26 mil em 2019.
Naquela época, com os recursos já existentes, haviam sido mudados apenas os procedimentos, mas houve necessidade de alterações no departamento de cidadania, segundo informou o consulado em seu site.
A meta era criar espaços renovados que permitissem a concentração do back office e do front office no mesmo andar.
O projeto combinou a estrutura original do edifício, feito de concreto, com materiais como aço e madeira, para simbolizar o know-how italiano e a riqueza natural do Brasil.
O Consulado renovado se apresenta agora como um novo espaço, a serviço da comunidade italiana, mas também das empresas brasileiras, diz a publicação.
Os espaços abertos ao público são projetados para serem espaços multifuncionais: de manhã são dedicados aos serviços e à tarde e à noite podem ser usados para organizar eventos culturais, comerciais e científico-tecnológicos.
Grandes espaços externos no térreo e segundo mezanino foram recuperados e integrados ao interior, mudando radicalmente seu uso. No andar térreo, em particular, o espaço pode ser utilizado para eventos de convívio.
Vale lembrar que a obra foi um sonho de Filippo La Rosa, ex-cônsul-geral da Itália em São Paulo, que foi substituído Domenico Fornara. Inclusive, a reforma foi entregue na última semana da gestão de Filippo La Rosa.
Assista a apresentação de Filippo La Rosa, ex-cônsul-geral da Itália em São Paulo: