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NYT destaca dois passeios de trem na Itália como os melhores do outono europeu

Outono na Itália: NYT elege roteiros de trem no Piemonte e em Trieste.

Legenda 1: Trem da Ferrovia Vigezzina Centovalli atravessa paisagens alpinas entre Suíça e Itália
Legenda 1: Trem da Ferrovia Vigezzina Centovalli atravessa paisagens alpinas entre Suíça e Itália

O jornal americano The New York Times elegeu dois roteiros de trem italianos entre as cinco melhores experiências ferroviárias da Europa no outono. A seleção inclui a Ferrovia Vigezzina Centovalli e o tradicional bonde de Opicina, ambos operando no norte da Itália.

A Ferrovia Vigezzina Centovalli, também conhecida como “Trem das Folhagens”, liga Locarno, na Suíça, a Domodossola, no Piemonte, cruzando uma região de vales alpinos, florestas de castanheiros, vinhedos e vilarejos históricos.

Viagem no Trem das Folhagens revela vales, florestas e vilarejos entre Locarno e Domodossola
Viagem no Trem das Folhagens revela vales, florestas e vilarejos entre Locarno e Domodossola

“Deixando para trás as costas repletas de palmeiras e os jardins floridos de Locarno, os vagões semelhantes a bondes movem-se em ritmo lento, às vezes desaparecendo nas profundezas sombrias das florestas e na escuridão dos túneis e depois ressurgindo ao cruzar rios alpinos”, descreveu o New York Times.

O trajeto custa a partir de 24 euros (cerca de R$ 152) e tem como destino final a cidade italiana de Domodossola. A estação de chegada fica próxima à Piazza Mercato, conhecida por seus arcos góticos, trattorias e cafés históricos – que vale uma parada.

Bonde histórico de Trieste volta à ativa

O segundo percurso destacado pelo NYT é o bonde de Opicina, o último do tipo ainda em funcionamento em Trieste. Reaberto em 2025 após quase uma década em reformas, o trajeto liga a Piazza Dalmazia, próxima ao mar, ao distrito de Opicina.

Legenda 2: Bonde de Opicina, único ainda em operação em Trieste, oferece vista do Mar Adriático
Bonde de Opicina, único ainda em operação em Trieste, oferece vista do Mar Adriático

“Deixando para trás o movimentado centro da cidade com seus cafés acolhedores, o bonde faz uma breve parada técnica. Acoplado a um funicular, inicia uma subida íngreme ao longo de luxuosas vilas. Logo, uma vista panorâmica da cidade se abre sobre os jardins vizinhos, com o Adriático ao fundo”, descreveu o jornal.

A viagem cobre pouco mais de cinco quilômetros em 35 minutos, com bilhetes a 1,85 euro (cerca de R$ 12).

As outras experiências ferroviárias listadas pelo NYT são o trem MiraDouro, em Portugal, a Rota do Vinho da Alsácia, na França, e a Ferrovia Keighley and Worth Valley, no Reino Unido.

Começando no Porto, Portugal, o MiraDouro viaja em direção ao Vale do Douro, onde o vinho do Porto é produzido.
Começando no Porto, Portugal, o MiraDouro viaja em direção ao Vale do Douro, onde o vinho do Porto é produzido.

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