A Autoridade de Defesa da Concorrência e do Mercado (AGCM), órgão antitruste da Itália, multou a rede social chinesa TikTok em 10 milhões de euros (R$ 54,4 milhões) devido à falta de controle sobre o conteúdo direcionado a “menores e vulneráveis”.
A medida diz respeito à difusão de vídeos que podem “ameaçar a segurança psicofísica dos usuários”, como o desafio da “cicatriz francesa”, que consiste em apertar a pele das bochechas até o surgimento de hematomas.
Segundo nota da AGCM, esses conteúdos são “sistematicamente reapresentados aos usuários de acordo com seu perfil algorítmico, estimulando um uso cada vez maior da rede social”, que é a mais acessada na Itália.
De acordo com o órgão antitruste, o TikTok não tomou medidas adequadas para evitar a difusão desse tipo de vídeo, sem levar em conta a “vulnerabilidade específica de adolescentes, caracterizada por mecanismos cognitivos peculiares dos quais derivam, por exemplo, a dificuldade em distinguir a realidade da ficção e a tendência em imitar comportamentos de grupo”
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SAIBA MAISA rede social chinesa está há tempos na mira das autoridades de países ocidentais, especialmente nos Estados Unidos, onde um projeto aprovado pela Câmara dos Representantes abre caminho para banir o TikTok.
Por meio de um porta-voz, a empresa disse que “discorda” da decisão do antitruste italiano e que o “conteúdo ligado à chamada ‘cicatriz francesa’ registrava uma média diária de apenas 100 buscas por dia na Itália antes que a AGCM anunciasse o início das investigações, no ano passado”.
“Há tempos reduzimos a visibilidade de tais conteúdos aos usuários de idade inferior a 18 anos, excluindo inclusive da página ‘Para você'”, acrescentou. (ANSA)