O Consulado Geral da Itália em São Paulo divulgou números expressivos de 2024. O total de inscritos no AIRE (Registro de Italianos Residentes no Exterior) subiu de 345 mil para quase 383 mil, um aumento de 11%.
No ano, foram processadas 79 mil práticas relacionadas ao AIRE, sendo 44 mil novas inscrições, superando as 42.375 do ano anterior.
Segundo o órgão, o tempo de espera para reconhecimento de cidadania caiu de 10 para 7 anos.
Recordes e avanços
O setor de passaportes emitiu 38.695 documentos, 15% a mais que em 2023, mantendo São Paulo como o segundo maior consulado no mundo em número de emissões.
Além disso, 13 mil práticas de estado civil foram analisadas, um aumento de mil casos comparado ao ano anterior.
Outros serviços, como atos notariais e declarações de valor, cresceram 20%. No setor de vistos, o aumento foi de 25% em relação a 2023. Apesar da alta demanda, o consulado destacou que a estrutura da equipe permanece a mesma.
“Graças ao empenho e dedicação de toda a equipe, nosso Consulado continua a melhorar processos, com estrutura orgânica inalterada, mesmo diante da alta demanda e desafios crescentes”, diz a nota no perfil do Instagram.
Reações e desafios
Usuários elogiaram os números, mas apontaram dificuldades no atendimento. Comentários no Instagram mencionaram a dificuldade em agendar serviços, como passaportes.
“Mais 44 mil que não conseguirão agendar o passaporte! Parabéns”, ironizou um internauta, se referindo aos novos inscritos no AIRE. Outro comentou: “Tenho mais esperança de ganhar na Mega-Sena do que conseguir agendar o passaporte nesse consulado.”
Outros destacaram a necessidade de maior transparência. “Seria interessante a transparência mensalmente, assim conseguimos saber realmente o que funciona ou não. Pois, marketing é fácil fazer, difícil é sentir a boa experiência na ponta”, escreveu uma seguidora.
O consulado afirmou que os resultados refletem o empenho da equipe e o compromisso em fortalecer os laços entre Brasil e Itália. Contudo, a percepção de muitos cidadãos é que ainda há desafios significativos no atendimento, especialmente em setores de alta demanda, como passaportes e cidadania.
Veja os números divulgados pelo consulado e publicados no seu perfil no Instagram: