A CICA, uma das mais importantes indústrias alimentícias do Brasil, foi fundada por Alberto Bonfiglioli. Vindo da Bolonha, ele fez história no novo país.
Nascido em 6 de dezembro de 1897 em Bolonha, capital e maior cidade da região da Emilia-Romagna, na Itália, Alberto Bonfilgioli chegou ao Brasil no início do século 20.
Filho de Victor Bonfiglioli e Rosa Bonfiglioli, Alberto estudou no Liceu Salesiano de Milão e desembarcou em terras brasileiras em 1910. Em seu novo país, estudou na Faculdade do Comércio de São Paulo, onde se formou em Ciências Econômicas, com menção de honra e medalhas de ouro.
Membro de uma das mais importantes famílias de Bolonha, iniciou sua vida no Brasil aos 13 anos, e com muito esforço conseguiu fazer uma carreira de sucesso como empresário e banqueiro, antes mesmo de fundar a CICA.
Foi diretor-presidente e principal acionista do Banco Auxiliar, da Companhia Comissária Alberto Bonfiglioli e da Agropecuária Bonfiglioli e Construtora Bonfiglioli, entre outras.
Além disso, foi diretor-tesoureiro do Circolo Italiano, secretário da Sociedade Dante Alighieri, diretor da Associação Comercial de São Paulo, diretor da FIESP, conselheiro da Muse Italiche e vice-presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras.
A fundação da Cica
No entanto, a empreitada que fez Alberto Bonfiglioli ficar mais conhecido no Brasil foi mesmo a fundação da Companhia Industrial de Conservas Alimentícias (CICA), na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo.
Tudo por causa do produto mais famoso da marca, o extrato de tomate Elefante, que durante décadas esteve presente na vida dos consumidores brasileiros. Era um extrato feito com tomates cuidadosamente selecionados, sem pele e sem sementes, que foi o principal ingrediente de milhares de pratos nas mesas de lares brasileiros.
Esse ingrediente preferido das cozinheiras do país era utilizado para dar cor e sabor aos mais variados tipos de pratos, incluindo molhos, carnes, refogados e tortas, entre outros.
Alberto Bonfiglioli fundou a CICA em 1941, ao lado dos irmãos Salvatore e Antonino Messina e das famílias Guerrazzi e Guzzo, todos também imigrantes italianos. Claro, o primeiro produto da marca foi o extrato de tomate, decisão natural, até mesmo pelas origens italianas dos fundadores.
Inspiração para o elefante
O produto trazia em sua lata um elefante real estampado. A origem dessa escolha não está bem documentada, mas existem algumas teorias. Uma das possibilidades é o fato de Rodolfo “Rudi” Bonfiglioli, filho de Alberto, ter sido notório caçador de elefantes.
Outra teoria, mais simpática, é que a escolha do personagem símbolo tenha se dado em homenagem à terra natal da família Massina. É que na praça principal de Catânia, cidade portuária da Sicília, fica a famosa Fontana dell’Elefante.
O fato é que, no início, não foi fácil para a CICA se estabelecer no mercado de derivados de tomate, principalmente diante da concorrência da Fábrica Peixe, que na época dominava o comércio desse tipo de produto.
No início da década de 1940, as propagandas do extrato de tomate Elefante mencionavam o “duplo concentrado de tomate”, expressão que constava também na lata. Em agosto de 1943, o produto e os dizeres da lata foram alterados para “triplo concentrado”, com o lembrete publicitário “É melhor e rende mais”.
Propagandas marcantes da Cica
No final da década de 1950, surgiria o jingle da tarantela napolitana, reforçando e explicando essa característica do processo. A letra da música dizia “O Extrato de Tomate Elefante/é puro, é triplo concentrado/a CICA só trabalha com tomate selecionado”.
Nos anos seguintes, o forte apelo das propagandas e, é claro, a qualidade do produto, deram muito prestígio para a CICA e o extrato do Elefante se tornou um grande sucesso. Em uma propaganda de 1964, o elefante animado selecionava tomates em uma esteira, dizendo “você sim, você não”, para reforçar o cuidado na produção.
No entanto, a história ainda reservaria voos maiores para a marca. Em 1968, o desenhista Maurício de Souza publicou no jornal Folha de São Paulo uma tirinha onde a Mônica puxava o elefante Jotalhão pela tromba, enquanto Cebolinha dizia: “não sei não, mas acho que sua mãe pediu foi massa de tomate”.
A piada se referia ao engano da Mônica, pois sua mãe havia pedido um extrato de tomate que tinha a marca de um elefante no rótulo e ela confundiu e levou o desajeitado Jotalhão. Foi então que o personagem foi oferecido para a CICA em 1969.
Jotalhão, o garoto-propaganda
A partir daquele momento, o personagem Jotalhão se tornou o novo garoto-propaganda do extrato de tomate. O querido personagem de Maurício de Souza começou a aparecer nas embalagens do produto somente em 1979, como parte de um processo de modernização do design e da estratégia de comunicação da marca Elefante.
O simpático Jotalhão substituiu na lata do produto o desenho realista de um elefante, animal que, aliás, integrou por um bom tempo o logotipo da CICA. Mais tarde, Jotalhão partiu para carreira solo e ganhou a assinatura “O elefante mais amado do Brasil”.
Mas, apesar de ser o carro-chefe da marca, a CICA não vivia apenas do extrato de tomate Elefante. Na década de 1970, a empresa produzia marmeladas e goiabadas em sua filial localizada na cidade de Delfim Moreira, no Sul de Minas Gerais. A empresa também fabricava vinagres, maioneses, molhos de pimenta e outros produtos alimentícios.
Tanto o extrato de tomate quanto os outros produtos seguiram fazendo grande sucesso na década de 1980, quando a empresa lançou novas embalagens, como os copos de vidro com a tradicional tampa vermelha do extrato Elefante.
Vai a empresa, fica o elefante
Em 1993, a CICA foi adquirida pela Unilever (na época, Gessy Lever) e a marca Elefante passou a ser distribuída em diversos países, tão diferentes quanto Porto Rico e Japão. Pouco depois, em 1996, a marca decidiu acrescentar mais ingredientes (temperos) ao famoso extrato de tomate, que manteve a mesma fórmula por 55 anos.
Em 2003 o extrato de tomate passou a fazer parte da linha de produtos da Knorr, então recém-adquirida pela Unilever. Com isso, surgia a marca Knorr Elefante.
A marca CICA foi extinta em 2003 e a fábrica em Jundiaí já havia sido fechada em 1998, dando lugar a uma loja de materiais de construção. No entanto, ainda se pode encontrar Polpa de Tomate Pomodoro com a marca CICA nos supermercados.
No ano de 2010, a empresa norte-americana Cargill comprou a divisão de atomatados da Unilever no Brasil, incluindo a marca Elefante. Em 2012, após 13 anos ausente, o elefante Jotalhão voltou à mídia como garoto-propaganda da marca.
O querido extrato de tomate e seu garoto-propaganda, mais querido ainda, sobreviveram ao final da CICA e seguem por meio de outras empresas alegrando e dando sabor aos mais variados tipos de pratos no Brasil e mundo afora.
Desafios de uma família
O empresário Alberto Bonfiglioli morreu em 4 de julho de 1967 e deixou um legado gigante de realizações na área empresarial e no setor alimentício brasileiro. Seu filho, Rodolfo Marco Bonfiglioli também se envolveu nos negócios e hoje os netos Claudia, Alberto, Sandra e Silvana, continuam atuando no segmento agropecuário, na criação de cães de raça, e na administração da rede de fast-food Bon Grillê.
Uma família movida por desafios e que deixou sua marca na indústria brasileira para sempre.
Por Roberto Schiavon/Italianismo