Uma pesquisa realizada pela Universidade de Trento, no norte da Itália, mostra que videogame de ação pode melhorar significativamente as habilidades de leitura e atenção em crianças com habilidades normais. Os resultados foram publicados recentemente na revista Nature Human Behavior.
Pesquisas anteriores já haviam mostrado que videogames de ação comercialmente disponíveis tinham efeitos positivos em meninos e meninas em idade escolar com dislexia. Especialmente na velocidade de leitura e diminuição das distrações.
Com base nessas evidências científicas, a equipe de pesquisa de Trento, em colaboração com a Universidade de Genebra, na Suíça, desenvolveu o videogame de ação educativa Skies of Manawak, que – de forma divertida e estimulante – atua nas funções cognitivas necessárias à leitura, como atenção, memória e percepção.
A investigadora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra, Angela Pasqualotto, explica que este videojogo foi concebido para treinar todas as competências que são essenciais para aprender a ler “sem ser percebido como uma atividade adicional aos trabalhos de casa “ou para a escola”.
O desenvolvimento do jogo é modulado com base no desempenho do jogador, levando em consideração diversos fatores. A leitura não é apenas uma habilidade linguística, mas também requer a ativação de funções cognitivas “superiores”, capazes de regular o comportamento da pessoa, diz a pesquisadora.
Melhores notas na escola e maior tempo de atenção
O estudo foi realizado durante seis semanas em uma escola italiana, com 150 meninos e meninas entre 8 e 12 anos divididos em dois grupos.
Enquanto o primeiro grupo jogou o jogo de ação Skies of Manawak, o segundo jogou Scratch, um videogame criado por uma equipe do Massachusetts Institute of Technology (MIT) que ensina princípios de programação de forma criativa.
Imediatamente após o jogo – um total de 12 horas – a equipe de pesquisa descobriu que aqueles que jogaram o jogo de ação melhoraram seu controle de atenção em até sete vezes mais do que as pessoas do segundo grupo.
As pessoas do primeiro grupo também melhoraram significativamente as habilidades de leitura, não apenas em termos de velocidade, mas também de precisão.
Os resultados foram controlados ao longo do tempo. E os testes mostraram que o desempenho superior daqueles que jogaram Skies of Manawak se mantém após seis meses e também se reflete em seus resultados escolares.
“Dezoito meses depois de terminar o treinamento, os alunos que jogaram nosso jogo têm pontuações italianas nitidamente mais altas do que as do segundo grupo”, diz Angela Pasqualotto.
O estudo pode ser lido aqui (conteúdo pago).