10 companhias aéreas manifestaram interesse em comprar a Alitalia, segundo a imprensa italiana
O governo italiano confirmou que está em negociações com a Delta Air Lines e a EasyJet pela Alitalia. Junto com a Ferrovie dello Stato Italiane (FS), empresa ferroviária estatal italiana, os grupos aéreos estudam uma potencial tentativa de consórcio administrativo.
Segundo informações da Associated Press, a ferrovia estatal recebeu um papel de liderança ao assumir a Alitalia. Contudo, ela enfrentou dificuldades em meio à concorrência de companhias aéreas de baixo custo. Por conta disso, não conseguiu apresentar um plano sustentável para estabelecer a aérea italiana como um player de longo alcance.
Na semana passada, o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, afirmou que está disposto a participar da criação de uma empresa que deverá administrar a Alitalia. O apoio, porém, virá desde que o novo plano de negócios seja sustentável e siga as diretrizes europeias.
A aérea italiana iniciou o processo de recuperação judicial em maio de 2017, mas continuou suas operações. O governo do país forneceu à companhia um empréstimo de 600 milhões de euros. Com essa quantia, portanto, seria possível mantê-la funcionando até que houvessem ofertas de compra. A venda da companhia, contudo, foi suspensa devido a uma mudança de governo.
Várias companhias aéreas manifestaram interesse em comprar a Alitalia. Incluindo, entre elas, ofertas anteriores da Easyjet, da Lufthansa e da Ryanair. A imprensa italiana, contudo, destaca que até dez empresas tenham feito ofertas.
Alitalia cresce 50% no Brasil
De janeiro a outubro de 2018, a Alitalia transportou 250 mil passageiros nas rotas brasileiras. O número significa um aumento de 52% em relação ao mesmo período no ano anterior.
Em 2018, houve um aumento de 110% no número de voos da Alitalia no Brasil, passando de dez semanais para 21, com três rotas por dia entre o País e a Itália. No Rio de Janeiro, a companhia aumentou a frequência de três vezes por semana para voos diários.
Em São Paulo, agora são duas frequências por dia. O novo voo sai de Guarulhos às 22h e chega a Fiumicino, Roma, às 12h05. A volta é diurna, partindo de Roma às 10h15 e chegando em São Paulo às 19h35.
A frequência já consolidada sai às 17h15 de Guarulhos e chega às 7h15. No retorno, a saída de Roma é às 22h05m e a chegada, às 7h25m. O voo diário do Galeão parte às 17h, chegando em Roma às 7h. Na volta, sai às 21h45m e chega às 7h.