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Embaixada começa a emitir ‘RG’ para Cidadãos Italianos no Brasil

Saiba quem pode solicitar, como agendar e as vantagens deste novo serviço.

Saiba quem pode solicitar, como agendar e as vantagens deste novo serviço.
Saiba quem pode solicitar, como agendar e as vantagens deste novo serviço.

A Embaixada da Itália em Brasília traz uma ótima e aguardada notícia para a comunidade italiana no Brasil. A partir de agora, os cidadãos italianos residentes na Circunscrição Consular têm a oportunidade de agendar a emissão da Carteira de Identidade Eletrônica (CIE), o “RG” italiano.

A novidade foi divulgada pela embaixada nesta segunda-feira (18), em publicação em suas mídias sociais.

Essa iniciativa, em caráter experimental, é uma resposta às crescentes demandas da comunidade italiana no Brasil e se alinha a uma tendência global de modernização dos serviços consulares.

Outras embaixadas e consulados italianos pelo mundo já estão adotando medidas semelhantes para tornar os processos mais ágeis e eficientes para os cidadãos italianos no exterior.

A CIE permitirá aos titulares acesso a uma ampla gama de serviços online oferecidos pela Administração Pública e outros órgãos. No entanto, é essencial ressaltar que, até o momento, não há previsão para a implantação desse sistema nos demais consulados italianos no Brasil, que atendem outros estados do país.

Os cidadãos italianos que residem na Circunscrição Consular da Embaixada da Itália em Brasília (DF, Goiás, Amapá, Tocantins, Pará, Amazonas, Roraima e Suriname) serão os primeiros a se beneficiarem dessa inovação nos serviços consulares.

Quem pode solicitar o RG italiano?

Para solicitar a Carteira de Identidade Italiana Eletrônica, é necessário atender a alguns requisitos:

  • Possuir a cidadania italiana;
  • Estar com o cadastro AIRE (Anagrafe dos Italianos Residentes no Exterior) em dia na embaixada;
  • Para cidadãos italianos nascidos no exterior, a certidão de nascimento deve estar transcrita nos registros de estado civil do município;
  • Ter um endereço na jurisdição da embaixada;
  • Residir na circunscrição consular da Embaixada da Itália em Brasília.

Como Agendar

O agendamento para solicitar a Carteira de Identidade Eletrônica pode ser feito por meio da plataforma PRENOT@MI, mediante marcação prévia.

Inicialmente, o número de marcações disponíveis será limitado, permitindo um único pedido por agregado familiar (pais e filhos menores).

Documentos necessários

  • Uma fotografia padrão ICAO (recente, de frente, fundo branco, colorida e formato 35 x 45 mm);
  • Carteira de identidade italiana ou passaporte italiano válido. Na falta destes, um documento de identificação brasileiro (Passaporte válido; RG com menos de 10 anos; CNH se emitida após junho de 2022);
  • Comprovante de residência na circunscrição consular com base nos documentos indicados;
  • Atto de assenso assinado por ambos os pais, caso o requerente seja menor de 18 anos;
  • Cartão de débito para pagamento em reais (21 euros, aproximadamente R$ 132,00).

Vantagens da Carteira de Identidade Italiana

Uma das principais vantagens da Carteira de Identidade Italiana é a facilidade de entrada e saída nos países membros da União Europeia, dispensando a necessidade de um passaporte italiano. Isso torna as viagens mais simples e ágeis para os titulares da CIE.

Informações importantes

Segundo a nota divulgada pela embaixada italiana, a CIE não será emitida no dia da entrevista, mas será posteriormente enviada da Itália por correio para o endereço declarado pelo requerente.

A validade do documento varia conforme a idade do titular:

  • 3 anos para menores de 3 anos.
  • 5 anos para menores entre 3 e 18 anos.
  • 10 anos para adultos.

Além disso, os requerentes casados devem indicar os dados pessoais fornecidos na certidão de nascimento e não os posteriores ao casamento. O estado civil do titular não é especificado na Carteira de Identidade Eletrônica, e o nome do cônjuge não pode ser incluído.

Para obter mais informações e esclarecimentos, entre em contato com [email protected].

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