Se a Starbucks já não fazia tanto sucesso na Itália como em outros países, a relação com os consumidores locais pode ficar ainda mais distante. A rede norte-americana acaba de criar o “cafézeite”, uma mistura de café e óleo, como os italianos se referem ao azeite.
As chamadas bebidas Oleato são feitas com café arábica “numa infusão com uma colher de azeite extra virgem Partanna, prensado a frio”, anunciou a Starbucks, a maior cadeia de café do mundo. O preço é de 4,5 euros e 6,5 euros, dependendo do tamanho da xícara.
A Starbucks tem uma abordagem diferente em relação ao café em comparação com as cafeterias italianas. Enquanto as cafeterias italianas geralmente se concentram em bebidas de café simples e de alta qualidade (por menos de 1 euro), a Starbucks oferece uma ampla variedade de bebidas, incluindo muitas com adições de açúcar e leite, o que pode ser visto como uma violação das tradições italianas de café.
Misturar café com azeite em um país onde o café é uma religião soa como uma afronta. Deve ser por isso que a rede tem cerca de 20 lojas na Itália.
Café com azeite? Não, obrigado.