Com a virada do ano, começa a contagem regressiva para os saldi invernali, período tradicional de descontos em toda a Itália. Em 2026, a maioria das regiões dará início às promoções no sábado, 3 de janeiro.
A única exceção será a Valle d’Aosta, onde os saldos começam em 2 de janeiro. Já na Ligúria, o calendário marca o início para segunda-feira, 5 de janeiro. A duração também varia: em algumas regiões, os descontos duram 30 dias; em outras, até 60.
Datas oficiais por região
- Abruzzo: de 3 de janeiro por 30 dias
- Alto Adige: de 8 de janeiro a 5 de fevereiro
- Basilicata: data ainda a ser confirmada
- Calábria: data ainda a ser confirmada
- Campânia: de 3 de janeiro por 60 dias
- Emília-Romanha: de 3 de janeiro a 3 de março
- Friuli Venezia Giulia: de 3 de janeiro a 31 de março
- Lazio: de 3 de janeiro a 13 de fevereiro
- Ligúria: de 5 de janeiro a 28 de fevereiro
- Lombardia: de 3 de janeiro a 2 de março
- Marche: data ainda a ser confirmada
- Molise: de 3 de janeiro por 30 dias
- Piemonte: de 3 de janeiro a 28 de fevereiro
- Puglia: data ainda a ser confirmada
- Sardenha: data ainda a ser confirmada
- Sicília: de 3 de janeiro a 15 de março
- Toscana: de 3 de janeiro por 60 dias
- Úmbria: data ainda a ser confirmada
- Valle d’Aosta: de 2 de janeiro a 30 de março
- Vêneto: de 3 de janeiro a 28 de fevereiro
O que saber antes de comprar
As regras para os saldi foram definidas pela Federazione Moda Italia-Confcommercio. Não há obrigação de permitir que os clientes provem as roupas. Essa decisão fica a critério da loja.
Quanto a trocas, elas também dependem do comerciante, salvo em caso de defeito ou não conformidade do produto. Nesses casos, o lojista deve reparar, trocar ou reembolsar o item, desde que o problema seja comunicado em até dois meses após a descoberta.
Os produtos em promoção devem ser sazonais ou de moda, com risco de desvalorização rápida. É obrigatório informar o preço original, o percentual de desconto e o valor final. As lojas também devem aceitar cartão de crédito e incentivar pagamentos digitais.


























































