O Consulado Geral da Itália em São Paulo implementou, nesta terça-feira (7), o sistema experimental de “Click Day” para agendamentos de primeiros passaportes. A iniciativa, que busca combater a atuação de intermediários, disponibilizou vagas para todo o mês de fevereiro, com o objetivo de tornar o processo mais transparente e ágil.
Durante a fase experimental, as novas vagas serão divulgadas com antecedência no site oficial e nas redes sociais do consulado. Enquanto isso, canais de emergência e atendimentos para maiores de 70 anos seguem operando normalmente, conforme as orientações disponíveis.
Embora a novidade tenha sido bem recebida por muitos, com elogios de quem conseguiu agendar rapidamente, outros usuários demonstraram insatisfação.
Opiniões dos usuários
“Parabéns ao Consulado pela iniciativa, principalmente visando abolir os intermediários! Consegui hoje, depois de mais de 2 meses tentando. Muito obrigada!” comemorou Nádila Bertin, na página do consulado, no Facebook.
Marcos Mascaretti também elogiou: “Eu entrei hoje e tinha muita vaga disponível para quem já tem o passaporte em mãos para renovar! Agora sim! Parabéns!”
Por outro lado, Valdete Minari manifestou sua frustração: “Nossa, eu acho que piorou. Em vez de nos beneficiar, ficou ainda pior, e agora só em 05/02 novamente! Não entendi…”
Apesar das divergências, outros usuários relataram resultados positivos. Fernanda Cristiane Bulitini Teixeira destacou: “Meu filho conseguiu agendar para renovar o passaporte após um ano tentando.”
Sistema exige atenção aos dados cadastrais
O consulado reforça a necessidade de manter os dados cadastrais atualizados (AIRE), como endereço e informações sobre filhos, para evitar problemas durante o processo de agendamento. Divergências podem levar ao cancelamento, com a comunicação sendo feita via telefone ou e-mail registrado no sistema Prenot@mi.
A iniciativa faz parte de um esforço contínuo do consulado para modernizar os serviços consulares e atender melhor às necessidades da comunidade italiana em São Paulo.