A autoridade antitruste da Itália anunciou na quinta-feira (09) que multou a Drivalia e outras cinco empresas de aluguel de carros do país em um total de € 18 milhões (cerca de R$ 100 milhões) por cobrarem taxas falsas, que infringiam os direitos do consumidor.
Além da Drivalia Leasys Rent, a autoridade antitruste italiana (Autorità Garante della Concorrenza e del Mercato) disse ter imposto as multas à Avis Budget Italia, Hertz Italiana, Centauro Rent a Car Italy, Green Motion Italia e Noleggiare.
A autoridade afirmou ter multado as empresas por incluírem cláusulas nos contratos de aluguel que permitiam a imposição de taxas “injustificadas” aos clientes, informou a emissora estatal Rai.
Não é incomum para quem já dirigiu um carro alugado na Itália receber uma carta meses depois informando sobre uma infração de trânsito ou multa de estacionamento.
As empresas de aluguel são obrigadas a repassar os detalhes de contato de motoristas internacionais à polícia para permitir que esta emita a multa diretamente ao motorista.
Mas alguns motoristas relatam erroneamente acreditar que a empresa de aluguel pagou a multa em seu nome e repassou o custo, já que muitas cobram uma “taxa de manuseio” com média de 40 a 60 euros para repassar seus detalhes — que muitas vezes é mais alta que o valor da multa em si.
Tais cobranças de manuseio não eram justificáveis, disse a autoridade antitruste, independentemente da redação do contrato.
Além de serem multadas, as empresas foram ordenadas a remover essas cláusulas dos formulários de contrato, disse a autoridade, “porque podem causar um desequilíbrio significativo nos direitos e obrigações dos consumidores”.
Taxas e cobranças inesperadas são uma reclamação comum entre os motoristas que alugam carros na Itália, com alguns também relatando serem cobrados injustamente pelas empresas de aluguel por danos e itens supostamente ausentes no veículo.