A Farmácia Raia, uma das maiores redes de farmácias do Brasil, foi criada pelo italiano Giovanni Baptista Raia, que chegou ao país em 1895.
Ele nasceu em 1879 em Viggiano, província de Potenza, na região da Basilicata, que fica no sul da Itália, no caminho de quem vai de Nápoles, no Mar Tirreno, para a Península de Taranto, no Mar Jônico.
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O imigrante italiano tinha 16 anos quando chegou ao Brasil, onde mais tarde se formou farmacêutico, mesma profissão de seu irmão Luiggi Raia.
Logo os irmãos perceberam que a fidelidade dos clientes em seu ramo profissional dependia muito da maneira como eram atendidos no balcão.
Sendo assim, João (nome abrasileirado) decidiu colocar em prática suas ideias de acolhimento e no dia 3 de agosto de 1905, aos 26 anos, inaugurou em Araraquara, interior de São Paulo, a Pharmacia Raia.
Cuidado integral aos clientes
Os grandes e imponentes armários da farmácia, esculpidos em Jacarandá, chamavam atenção. Mas o diferencial mesmo era a humanização no atendimento.
Na época, as farmácias tinham papel social abrangente, muitas vezes substituindo a assistência médica básica.
Assim, Raia aprofundou o modelo de relacionamento focado na figura do farmacêutico, que preparava artesanalmente a medicação prescrita pelo médico.
As marcas de Raia eram sua habilidade de relacionamento com os clientes e honestidade no ofício de farmacêutico. Para ele, a necessidade das pessoas estava acima de qualquer venda, conceito que garantiu fidelidade ao seu estabelecimento.
No quesito do atendimento especial, vale destacar a figura de Herculano de Oliveira, funcionário que herdou de João Baptista excelência no trato com as pessoas que procuravam a farmácia.
Farmácia Raia passou por duas pandemias
O respeito aos clientes ficou ainda mais evidente pouco mais de uma década após a inauguração da farmácia, em 1918, durante o surto da Gripe Espanhola. Naquela época, João Baptista ganhou fama ao manter a farmácia aberta durante 24 horas.
Em 2020, mais de um século depois da inauguração, a Droga Raia enfrentou a segunda epidemia de sua história, sendo dessa vez a pandemia de Covid-19. Em meio à nova crise, a empresa não só seguiu crescendo, com a inauguração de 240 lojas, como voltou a ajudar a população.
A empresa destinou R$ 25 milhões para ações de combate ao novo coronavírus no Brasil, como doação de recursos para 50 hospitais filantrópicos em cidades pequenas e médias, além de doar 10 mil caixas de medicamentos à rede pública do Estado de São Paulo e R$ 600 mil para compra de cestas básicas e máscaras.
Do interior de São Paulo para o Brasil
Nos primeiros anos do século passado, a rede de farmácias inaugurada por João Baptista Raia começou sua expansão pelo país. Com a chegada de laboratórios multinacionais e a rápida industrialização dos medicamentos, ele manteve como marca o atendimento personalizado, sem perder na agilidade.
A segunda loja abriu em 1931, em Araçatuba e em 1937 a rede começou a se expandir pelo interior paulista. Em 1951, a Farmácia Raia chegou à capital. As demandas dos clientes foram aumentando e nos anos seguintes a Rede Droga Raia começou a comercializar também produtos de perfumaria.
Nos anos 2000, a rede expandiu para outros estados, abrindo filiais no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Já em 2004 iniciaram as vendas online.
Em 2011 a Farmácia Raia se fundiu à Drogasil, outra grande empresa do setor, dando início à RD. Com isso, a marca chegou a estados como Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso do Sul e iniciou o Programa de Fidelidade Muito Mais Raia, ampliando benefícios a clientes cadastrados.
Fidelidade à história
Hoje a rede segue fiel à sua história de bom relacionamento com o cliente, que deu origem ao slogan “Prazer em Cuidar”. Assim vem mantendo a empresa o engenheiro e empresário Antônio Carlos Pipponzi, neto de João Baptista e atual presidente do Conselho de administração da Raia Drogasil (RD).
“Minha história profissional é a história dessa empresa”, costuma dizer Pipponzi, filho de Arturo Pipponzi, que por sua vez era genro de João Baptista Raia.
No início da década de 80, Antônio Carlos Pipponzi foi o responsável pela modernização da rede de farmácias, ao implantar a automação comercial. O processo foi fundamental para o crescimento da Farmácia Raia.
A empresa, avaliada hoje em R$ 22 bilhões, é a maior do país no segmento de drogarias, com mais de 2.300 lojas em 23 estados, 40 mil funcionários e receita bruta de R$ 21,2 bilhões em 2020.
Números que são resultado do cuidado especial que aquele farmacêutico italiano dedicou a seus primeiros clientes, há 116 anos, no interior de São Paulo.
Por Roberto Schiavon/Italianismo