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Supermercados italianos: ranking mostra quais são os preferidos

Quais são os melhores supermercados para os italianos? O ranking: Esselunga e redes locais na liderança

melhores supermercados italianos
Supermercados italianos: ranking mostra que o Esselunga está no topo dos melhores

Quais são os supermercados preferidos dos italianos? Com a palavra, aAltroconsumo, organização independente de consumidores, que realizou uma pesquisa sobre o assunto envolvendo 9.799 entrevistados.

O ranking feito junho de 2021 permite ver quais são os supermercados mais populares do Bel Paese, analisando em paralelo as preferências de compra.

Do supermercado de confiança aos inevitáveis ​​produtos no carrinho. O gasto, alimentar e não alimentar, é um dos itens que pesa muito no bolso das famílias italianas. 

Ela gastam em média 209 euros por mês (cerca de R$ 1.330) para comprar pão, massas (cujos preços aumentaram 40% em 2021), carnes, legumes, frutas e produtos de higiene pessoal e doméstica. 

Mas como os italianos escolhem os supermercados ou lojas? Como se comportam entre os corredores e quais são os produtos mais comprados? 

Quatro categorias de lojas foram analisadas: hipermercados e supermercados, redes locais, lojas de desconto e lojas online. 

Quanto ao primeiro tipo, o Esselunga vence com 81 pontos, seguido do Ipercoop/Coop&Coop com 80 pontos, enquanto o Coop ocupa o terceiro lugar com 78 pontos.

“Falando em marcas locais a romana Pewex conquistou o pódio, em pé de igualdade com a Cadoro, uma marca do Vêneto, que se destaca sobretudo pela qualidade dos produtos adquiridos”, explica a Altroconsumo.

Se você olhar para os mercados de descontos, no topo encontramos Aldi, Eurospin e Prix. A Altroconsumo também analisou as lojas online preferidas pelos italianos, embora sejam menos populares que as lojas físicas. “Na liderança encontramos a Iperal, que se destaca pela disponibilidade dos produtos, Unes (U!/U2) e Alì”, acrescenta a organização.

Como escolher o supermercado ou a loja de confiança

A Altroconsumo também procurou entender quais são os critérios na escolha do mercado de confiança e também quais são os hábitos de compra que os afetam. A praticidade vence. 

Para 35% dos entrevistados, a facilidade de chegar tanto de carro, usado por 81% dos entrevistados para fazer compras, quanto a pé (14%) pesa muito. Outro elemento de grande importância é o preço, principal critério para 21% dos entrevistados.

Foram analisados hipermercados e supermercados, redes locais, lojas de desconto e lojas online

Produtos mais comprados

Quanto às compras em supermercados, o Altroconsumo analisou também quais itens são mais comprados. 

Em primeiro lugar, encontramos os produtos lácteos (77% dos casos), seguidos de frutas e legumes (70%), produtos de limpeza doméstica (66%), produtos de higiene pessoal (61%) e carne (55%). 

“No que diz respeito aos alimentos – lê-se no estudo – quem não os compra em loja prefere empresa especializada como a macelleria (açougue, em italiano) e a panetteria(padaria, em italiano) – 79% e 89% dos clientes, respectivamente”

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