Siga o Italianismo

Olá, o que deseja procurar?

Italianismo – Notícias sobre a ItáliaItalianismo – Notícias sobre a Itália

Arte & Cultura

Itália vira destino preferido para turismo musical

Festivais de música têm movimentado o turismo e a economia na Itália

Além dos amantes da culinária, a Itália também conquistou os apaixonados por música. O país é o destino preferido entre turistas que viajam por interesses musicais, deixando para trás Alemanha, Áustria, França e Reino Unido.

As informações surgiram de um relatório sobre turismo musical na Itália e no Vêneto, produzido sob curadoria da Fondazione Santagata, para a associação “Economia della Cultura”, que promove o desenvolvimento da economia no setor de bens culturais. A pesquisa será apresentada na segunda-feira (10), na CUOA Foundation, uma das primeiras faculdades de administração da Itália.

Esses viajantes querem assistir a óperas líricas e a concertos nos mais belos teatros italianos, além de participar de festivais musicais e visitar os locais de origem de grandes compositores clássicos, como Verdi, Puccini, Rossini e Donizetti.

Aproveitando a ida ao país, os turistas acabam alargando a experiência cultural no território, visitando museus e vilarejos. O estudo aponta ainda que o turista musical é exigente e investe muito em experiências de qualidade. Esse viajante é autônomo na organização de seus passeios (cerca de 80% planejam sozinhos) e costuma viajar com amigos que também são apaixonados por música.

Segundo o estudo, aproximadamente 72% desses turistas usam a internet para buscar informações sobre viagens e escolher seu destino. Das prestigiosas salas de apresentação ao alto artesanato na realização de cenografia, a Itália se destaca com uma vasta oferta lírica e artística.

O Teatro alla Scala, de Milão, recebe 250 mil visitantes ao ano, e o Teatro La Fenice, de Veneza, 160 mil visitantes, o que o coloca na frente até de importantes museus da cidade em termos de público.

Por fim, os festivais de música têm movimentado o turismo e a economia na Itália. O Festival de Caracalla, em 2017, gerou 4,1 milhões de euros graças a seus 77.610 espectadores. O Macerata Opera Festival chegou a 36.500 espectadores, com mais de 1,2 milhão de euros em vendas.

Já o Rossini Opera Festival, em 2018, atingiu 18.260 espectadores, com quase 1,4 milhão em faturamento. Neste caso, 67% do público era composto por estrangeiros. (Por ANSA)

COMENTÁRIOS

Mais sobre este tema

Comer e beber

Três cidades italianas lideram ranking das 100 melhores do mundo para comer. Uma delas surpreendeu ao ficar fora do pódio.

Cotidiano

Teatro em BH resgata histórias de mulheres italianas em homenagem aos 150 anos da imigração.

Itália no Brasil

Alunas do curso de gastronomia mostram suas habilidades no Festival Itália Mia, destacando a culinária e a cultura italiana em Belém.

Itália no Brasil

Festival celebrou os 150 anos da imigração italiana no Brasil com debates, cultura e homenagens à herança ítalo-brasileira.