Boa parte dos proprietários de veículos na Itália não pagará o imposto automobilístico em 2027. A isenção temporária está prevista no decreto lei 162/2026 e vale para quem cumprir os requisitos definidos na norma. Cada cidadão pode se beneficiar da medida para um único veículo. Para esclarecer as dúvidas, o Automóvel Clube da Itália (Aci) divulgou 25 perguntas e respostas, informou o jornal Il Messaggero, nesta sábado (10).
A isenção atinge automóveis de até 80 kW movidos a gasolina, diesel, dupla alimentação ou híbridos. Também estão incluídos motocicletas e ciclomotores. O benefício alcança veículos de propriedade, em leasing e em aluguel de longo prazo. Para ter direito, o veículo precisa estar em dia com a cobertura do seguro obrigatório.
Leia também: Aos trancos e barrancos, Meloni se mantém no poder, e o “vitalizio” entra no cálculo político
O imposto automobilístico italiano equivale, na prática, ao IPVA brasileiro, cobrado anualmente de quem possui veículo. A dispensa prevista para 2027 é temporária. O governo ainda estuda se conseguirá torná-la permanente por meio da lei orçamentária, chamada de manobra na Itália.
A continuidade da medida depende dos recursos disponíveis. Apenas para o biênio 2028 e 2029, a isenção exigiria cerca de 5 bilhões de euros. As 25 perguntas e respostas publicadas pela Aci reúnem os principais pontos sobre quem tem direito e como funciona a dispensa do pagamento.
Newsletter
Últimas do Italianismo
Todo dia, às 18h, um resumo do que aconteceu na Itália direto no seu e-mail.
É gratuito e você cancela quando quiser.