Durante a próxima cúpula do G20, que ocorrerá no Rio de Janeiro no mês que vem, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, discutirá com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, um acordo para o fornecimento de 30 aeronaves de combate Leonardo M-346 ao Brasil.
A proposta inclui a entrega de 24 unidades para a Força Aérea Brasileira (FAB) e “pelo menos seis” para a Marinha Brasileira, de acordo com informações da mídia brasileira.
Negociações preliminares já foram realizadas entre os dois países, e os M-346 destinados ao Brasil poderão ser equipados com sistemas eletrônicos e armamentos de fabricação brasileira, atendendo às necessidades específicas das forças armadas do país.
A FAB, que busca substituir os antigos jatos AMX, desenvolvidos em colaboração com a Itália na década de 1980, considera o M-346 uma opção moderna e viável para complementar os caças Gripen, já em operação. “A Força Aérea Brasileira precisa urgentemente de um substituto para o AMX, e o M-346 é uma solução moderna e acessível que complementará os caças Gripen suecos”, comentou uma fonte do governo brasileiro.
Se concretizado, o contrato com a Leonardo proporcionará à FAB e à Marinha do Brasil uma nova frota de aeronaves de ataque leves, destinadas a substituir os AMX da FAB e os AF-1 (McDonnell Douglas A-4 Skyhawk) da Marinha. Para a Marinha, Leonardo propôs uma variante do M-346 chamada T-100, que também competiu em um programa de treinamento de combate nos Estados Unidos, o TX, para substituir os Northrop T-38 Talon, competição que foi vencida pelo Boeing/Saab T-7 Red Hawk.
Em julho de 2024, durante o Farnborough Air Show, a Leonardo apresentou ao Brasil a variante M-346 Bloco 20, otimizada para missões de ataque leve e alinhada com as exigências da FAB. O M-346 é um jato subsônico projetado para treinamento avançado com dois assentos, seguindo um conceito similar ao do A-1 AMX, também subsônico.
Originalmente desenvolvido pela italiana Aermacchi em colaboração com a russa Yakovlev como o Yak-130, o projeto do M-346 passou a ser conduzido de forma independente após a separação das empresas.
Atualmente, o M-346 está em operação em forças aéreas de seis países: Itália, Polônia, Catar, Grécia, Israel e Cingapura, oferecendo versatilidade tanto para treinamento quanto para missões de combate leve. (Cavok)