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Produtores italianos temem novas regras para embalagens plásticas

Restrições a embalagens descartáveis de frutas e verduras podem impactar produtos alimentícios comuns em supermercados italianos.

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Produtores italianos temem aprovação de novas regras para embalagens plásticas

Os países membros da União Europeia estão estudando uma proposta de regulamentação que pode ter um grande impacto na indústria alimentícia italiana. 

A proposta, que ainda precisa ser aprovada, prevê restrições às embalagens descartáveis de frutas e verduras com menos de 1,5 kg, a menos que seja comprovada a necessidade de evitar perda de água ou firmeza, riscos microbiológicos ou impactos.

A medida tem sido contestada pela Coldiretti, uma importante organização de produtores agrícolas da Itália. Durante o evento Tuttofood em Milão, a Coldiretti lançou um alerta sobre o regulamento da UE que coloca em risco produtos alimentícios como salada em saco, cestas de morangos, pacotes de tomate-cereja e laranjas em rede, com um efeito disruptivo nos hábitos de consumo dos italianos e nos balanços das empresas agroalimentares.

A Coldiretti disse que a proposta de regulamentação das embalagens apresentada pela Comissão Europeia “implicaria a eliminação das embalagens descartáveis para frutas e verduras com peso inferior a 1,5 quilos, consideradas supérfluas e similares às pequenas embalagens de xampu usadas em hotéis”, segundo o jornal La Repubblica.

Isso poderia causar problemas de higiene, de conservação e de desperdício, além de aumentar os custos para os consumidores e produtores.

A medida também pode afetar a qualidade das produções e a liberdade de escolha dos clientes. 

A Coldiretti salienta que o novo regulamento sobre embalagens descartáveis e embalagens afetaria setores do “Made in Italy”, os quais são os mais exportados para o exterior.

A proposta de regulamentação da UE ainda precisa ser aprovada e pode sofrer alterações antes de entrar em vigor. A indústria alimentícia italiana, contudo, já está se mobilizando para proteger seus interesses e assegurar a manutenção de produtos que fazem parte da rotina dos consumidores.

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