Um desafio lançado pela empresa Vanoncini Edilizia Sostenibile de Mapello, na Itália, no início do ano fez uma pequena revolução cultural dentro da construtora para estimular a leitura e também a habilidade de falar em público: cada livro lido e apresentado pelos funcionários, a maioria pedreiros, rende 100 euros para o colaborador.
O “Clube do Livro” tem, nessa etapa inicial, uma lista com 60 títulos diferentes, que vão desde manuais de autoajuda até obras clássicas de Fiódor Dostoiévski e Alexandre Dumas.
Após a leitura, o funcionário deve fazer uma apresentação sobre a obra – com os pontos que achou mais relevantes – durante as reuniões quinzenais da equipe de cerca de 80 pessoas.
Os donos da construtora prometem dobrar e triplicar o valor se o colaborador ler e apresentar duas ou três obras.
“Eu acredito fortemente no valor da cultura e da formação. Sei que, às vezes, porém, o cansaço ou até a preguiça afastam as pessoas da leitura. Por isso, decidi incentivar os meus colaboradores a ler e criamos duas reuniões por mês para que eles possam participar ou apresentar um livro. A adesão foi completa e também mais empolgada do que poderia esperar”, disse o CEO da Vanoncini, Danilo Dadda, ao jornal “Corriere della Sera“.
Conforme Dadda, os resultados foram além do esperado e “há funcionários mais felizes para dividir as ‘descobertas’ com os colegas”.
Segundo dados do governo italiano, a média de leitura do país é de 10 livros por pessoa por ano. (ANSA).