A Semana de Moda de Milão foi inaugurada nesta terça-feira (17) na capital da Lombardia, norte da Itália, com os desfiles das grifes Fendi, Marni, Alberta Ferretti e Iceberg.
Esta edição, dedicada à apresentação da coleção primavera/verão 2025 para o setor feminino, conta com um dia a mais na programação que o habitual, encerrando-se em 23 de setembro.
Ao todo, o calendário reúne 173 atrações, sendo 57 desfiles físicos e oito digitais, 75 apresentações e 33 eventos.
Entre as grandes grifes, Etro chega à passarela na quarta-feira (18), Max Mara e Prada, na quinta (19), e Gucci, na sexta (20). Já Ferragamo, Dolce&Gabbana e Bottega Vêneta estreiam suas coleções no sábado (21).
Outra novidade do evento é a participação inédita das marcas Susan Fang, Federico Cina, Chiccomao e Phan Dang Hoang, enquanto Attico e Laura Biagiotti voltam à programação.
No ramo digital, Defaience by Nicola Bacchilega, Francesco Murano, Jacob Cohen, Rè Shui e Viapiave33 estão entre as principais atrações.
A Semana de Moda de Milão também celebra algumas efemérides: Laura Biagiotti comemora os 50 anos do primeiro desfile da marca; e a Redemption completa 10 anos de existência. Em seu 60º aniversário, a Vogue Italia apresenta a exposição “Sixty Years of Vogue Italia – Sixty Years of the Future”, de 19 a 21 de setembro, no Palazzo Citterio.
Já a paraense Val Valadares representa o Brasil com a coleção “Cápsula Marajó” em 20 de setembro, no Museo Della Scienza. O desfile tem como referência a arte marajoara, estilo artístico da era pré-colombiana realizado em cerâmicas decoradas com motivos geométricos e figurativos que se desenvolveu na ilha, localizada no Pará, entre os séculos 5 e 8 d.C. (ANSA)