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Italianos terão de mostrar histórico de redes sociais para entrar nos EUA

Estados Unidos exigirá histórico de redes sociais para entrada de turistas, incluindo italianos.

Estados Unidos exigirá histórico de redes sociais para entrada de turistas, incluindo italianos
Estados Unidos exigirá histórico de redes sociais para entrada de turistas, incluindo italianos

Turistas que pretendem visitar os Estados Unidos, inclusive cidadãos italianos, precisarão fornecer o histórico de redes sociais dos últimos cinco anos. A exigência consta de um documento do Departamento de Segurança Interna dos EUA, publicado nesta quarta-feira (10).

As novas regras, conforme artigo no Corriere della Sera, se aplicam aos viajantes que utilizam o programa de isenção de visto, como os cidadãos da União Europeia. Atualmente, o fornecimento de informações sobre redes sociais é opcional. A proposta prevê tornar esse item obrigatório na solicitação de entrada.

O sistema eletrônico de autorização de viagem (ESTA) permite estadias de até 90 dias sem visto em 42 países. A proposta prevê mudanças na coleta de dados, com um período de consulta pública de 60 dias antes da implementação.

Hoje, os viajantes que solicitam o ESTA devem pagar 40 dólares e fornecer informações como endereço, telefone, e-mail e contato de emergência. A autorização tem validade de dois anos.

A nova proposta inclui mudanças tecnológicas no processo. Está previsto o fim do site atual do ESTA, com o registro passando a ser feito somente por aplicativo. O uso de selfies e a geolocalização também serão exigidos para certificar a saída dos viajantes do país.

Além do histórico de redes sociais, a proposta prevê o recolhimento dos seguintes dados:

  • Números de telefone usados nos últimos cinco anos;
  • E-mails utilizados nos últimos dez anos;
  • Endereços IP e metadados de fotos enviadas;
  • Dados de familiares, incluindo nomes, datas e locais de nascimento;
  • Números de telefone e endereços dos familiares;
  • Dados biométricos: rosto, digitais, DNA e íris;
  • Contatos profissionais usados nos últimos cinco anos.

Segundo o documento, a estimativa é de 14,5 milhões de usuários para o novo aplicativo. O tempo médio para preenchimento varia conforme o método: oito minutos para o formulário em papel, quatro minutos para o site e 22 minutos para o app.

A data de entrada em vigor ainda não foi confirmada. Especialistas apontam para o segundo trimestre de 2026, diz o Corriere. O prazo para envio de sugestões termina em 9 de fevereiro de 2026. Após esse período, o texto será analisado pelo Escritório de Gestão e Orçamento dos Estados Unidos.

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