O Consulado Geral da Itália em Porto Alegre enviou ao portal Italianismo uma nota de esclarecimento referente à matéria publicada em 15 de janeiro deste ano com o título “Passaporte italiano no consulado de Porto Alegre só em 2023“.
A nota, assinada pelo Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Roberto Bortot, dá sua versão dos fatos que vêm ocorrendo no procedimento de emissão ou renovação do passaporte italiano na capital do Rio Grande do Sul.
Confira a nota na íntegra:
Prezados,
A matéria divulgada por este portal no da 15 de janeiro 2022 “Passaporte italiano no consulado de Porto Alegre só em 2023”, precisa de alguns esclarecimentos, porque a explicação fornecida pelo artigo publicado não corresponde à realidade e pode ser interpretada de forma incorrecta, fornecendo uma imagem não verdadeira do grande e complexo trabalho diário dos operadores desta Sede Consular.
O Consulado-Geral da Itália em Porto alegre informa que as vagas disponibilizadas em 2023 representam a fila “normal” das inúmeras pessoas que precisam renovar ou emitir o primeiro passaporte italiano, mas que no momento não precisam viajar e, portanto, não apresentam nenhum motivo de urgência para a emissão de um novo passaporte.
Para ir ao encontro das exigências dos usuários, este Consulado-Geral desde muito tempo adotou um procedimento específico para o requerente que precisa viajar e que na hora do agendamento comprova que o passaporte italiano se faz necessário para motivos emergenciais de estudos, trabalho e tratamento de saúde ou mesmo, como recentemente estabelecido pelas Autoridades italianas, para viajar a Itália a turismo com passagem já emitida.
Neste caso, o interessado vai ser agendado imediatamente e terá o seu passaporte emitido na hora, naturalmente dentro do prazo necessário para poder viajar com o documento em mãos (aconselhamos verificar no Site do Consulado toda a documentação que deve ser apresentada para a emissão do passaporte italiano e informamos também que o passaporte é um documento de viagem e que é responsabilidade dos requerentes verificar as regras e as eventuais restrições para ingressar no País de destino).
Salientamos que todos aqueles que se encontraram nesta situação especial e que comprovaram a urgência, ou a compra da passagem, conseguiram viajar sem nenhum problema.
Além disto, este Consulado-Geral reitera que todos os e-mails recebidos são devidamente respondidos e todas as ligações telefônicas são atendidas (no Site do Consulado são informados todos os números de telefone e também o número de emergência, ativo 24h, 7 dias por semana) e, portanto, pede aos autores desta matéria que forneçam as provas dos “questionamentos enviados por e-mail” que não foram respondidos por este Consulado e das ligações que não foram atendidas.
Finalmente, pedimos para que esta nota seja publicada em resposta à matéria do dia 15 de janeiro, para prestar os devidos esclarecimentos à Comunidade italiana do Rio Grande do Sul.
Com os melhores cumprimentos,
Roberto Bortot
Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre